A Auto Sueco Portugal, empresa do grupo Nors, apresentou recentemente o novo camião Volvo FL Eléctrico, uma nova oferta sustentável para o mercado como forma de reforçar a aposta na sustentabilidade e na redução das emissões de dióxido de carbono, cumprindo o Regulamento Europeu de Dióxido de Carbono e Consumo de Combustível que entrou em vigor em 2019. Os objectivos da marca são de reduzir em 50% as suas emissões de dióxido de carbono até 2030 e de 100% até 2040, sendo que até 2050 pretende mesmo atingir a neutralidade carbónica.

Em destaque no novo veículo está, desde logo, a sua taxa de 0% emissões e redução de ruído, que fazem com que a marca o considera “o camião eléctrico ideal para transportes urbanos de entregas e recolha de resíduos”. Ao nível da zona urbana, a Auto Sueco destaca as vantagens deste veículo para o “pára-arranca”, ao nível do ruído – interno e externo -, qualidade do ar e vibrações na cabina do motorista e a necessidade de uma assistência menos frequente, havendo ainda a possibilidade de personalizar os camiões consoante as suas operações e as necessidades dos clientes.

O novo Volvo FL Eléctrico tem uma capacidade para até 16 toneladas de peso bruto combinado e conta com uma bateria até 396 kWh, concedendo-lhe uma autonomia de até 300 km. Tem uma potência contínua de 165 kW e um binário máximo de até 425 Nm.

Ao nível do Volvo FE Eléctrico, a sua capacidade é de até 27 toneladas de peso bruto combinado, tem uma bateria de até 264 kWh, uma potência contínua de 330 kW e um binário máximo de até 850 Nm, concedendo-lhe uma autonomia de até 200 km.

A gama eléctrica da Volvo é agora composta pelo novo Volvo FL Eléctrico e pelo Volvo FE Eléctrico, para a distribuição local e urbana, sendo que este último também é indicado para o transporte de resíduos, e serão a nova aposta da marca, procurando que a gama totalmente eléctrica represente 35% do total de vendas da marca até 2030 e que a de electrificados represente 45%.

A mesma preocupação passa também pelos operadores de transporte nacionais e internacionais, demonstrando interesse nos veículos eléctricos de modo a conseguirem atingir os seus próprios objectivos climáticos e satisfazer a exigência dos consumidores para a descarbonização e para os transportes mais limpos.

“A Volvo Trucks acredita que chegou o momento de acelerar a adopção da electrificação no transporte rodoviário de mercadorias”, defende a empresa em comunicado, realçando desde logo a variedade de necessidades de transporte que os eléctricos Volvo satisfazem, como o transporte urbano e a recolha de resíduos.

Nesse mesmo sentido, Pedro Oliveira, CEO da Auto Sueco Portugal, considera que “o início da comercialização de soluções de transporte totalmente eléctricas é um momento muito significativo, porque evidencia o compromisso da marca Volvo no sentido de procurar contribuir para a resolução de um problema fundamental, sobretudo na vida das cidades”.