Foi posta em marcha a renovação da aliança de compras entre o Intermarché e o Grupo Casino, anunciada no final de Abril. Esta parceria ocorre três anos após a sua separação, e o anúncio surgiu poucas semanas depois da insígnia do Grupo Os Mosqueteiros ter abandonado a central europeia Agecore. As marcas fizeram parte da mesma aliança durante quatro anos, até se separarem em 2018.

A nova central de compras para a aquisição de bens alimentares “Auxo Achats Alimentaires” tem a sua sede em Massy, nos arredores de Paris, e iniciou a sua actividade no dia 1 de Setembro. O objectivo desta aliança é de negociar os termos de compra de produtos alimentares de grande consumo com os maiores grupos industriais deste sector em nome dos dois parceiros em França, para os bens de consumo em massa provenientes de marcas líderes, estando excluídos os produtos de marca privada, produtos agrícolas tradicionais e de pescado, e produtos de marca nacionais de renome de pequenas ou médias empresas.

Existe ainda a central para os bens não alimentares, a “Auxo Achats Non-Alimentaires”, gerida pelo Grupo Casino, que iniciou ao mesmo tempo, com a mesma finalidade, porém, para produtos técnicos, de papelaria e têxteis.

Fora de França, as insígnias criaram a Global Retail Services, uma parceria sediada em Bruxelas com a finalidade de comercializar serviços internacionais a grandes grupos industriais que operam nos seus territórios na Europa (França, Bélgica, Portugal e Polónia) e América Latina (Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina).

A Auxo Achats Alimentaires, a Auxo Achats Non-Alimentaires e a Global Retail Services irão operar com um número limitado de fornecedores que se encontram em fase piloto, dado o seu tamanho e impacto geográfico, e que individualmente têm uma posição dominante em muitas categorias de produto. Estas parcerias foram estabelecidas com a duração de cinco anos, a longo termo, de forma a oferecer visibilidade e estabilidade duradoura aos grupos industriais de grande dimensão a quem se dirigem, bem como permitir um maior tempo para implementar modelos de abastecimento diferenciadores (ao nível da segurança alimentar, inovação, origens, contratos plurianuais, etc.).

“Tanto o Intermarché como o Grupo Casino irão permanecer completamente independentes, nomeadamente para todos os outros sourcing e – de uma forma mais geral – em termos de marketing, preços e promoções, bem como na expansão das suas redes de lojas”, explica o Grupo Casino em comunicado.