A parceria entre a Dourogás e a HAVI, em colaboração com a Scania (o fabricante fornecedor da Havi), empresas associadas da Associação Ibérica do Gás Natural, Renovável e Hidrogénio para a Mobilidade (GASNAM), tornou possível o primeiro abastecimento de um veículo pesado com gás natural 100% renovável, em Portugal.

Estima-se que o veículo percorra 8.000 quilómetros durante um mês, sendo totalmente abastecido com biometano 100% renovável para transporte pesado de bens alimentares, com emissões zero de CO2. O biometano incorporado no posto de abastecimento da Dourogás tem origem num projecto de demonstração que permite produzir gás natural 100% renovável a partir da digestão anaeróbica de resíduos orgânicos.

Esta iniciativa surge no corolário da execução de uma das medidas do Consórcio Ibérico ‘ECO-GATE’, que tem como objectivo melhorar a eficiência do mercado de GNV, através da implementação de soluções que contribuam para uma mobilidade mais sustentável, em adesão aos desígnios nacionais e europeus da transição energética.

Share This

Partilhar este artigo