A Dachser detém, desde o início de Junho, um novo centro de competência, em Kempten, na Alemanha, especializado em data science e machine learning. Este novo espaço reúne o conhecimento adquirido pela multinacional de logística, ao longo dos anos, na área da Inteligência Artificial (IA).

Stefan Hohm, chief development officer da empresa, afirma que “a importância da Inteligência Artificial, do machine learning e da data science para transporte, logística e gestão da cadeia de abastecimento continuará a crescer nos próximos anos e, como tal, a Dachser continuará focada em fortalecer, ainda mais, os seus conhecimentos nestas importantes áreas e expandir a sua capacidade de implementar e operar aplicações de aprendizagem automática”.

O centro assume a missão de desenvolver ferramentas de machine learning, actuando como um ponto de contacto central entre todas as agências e diferentes divisões da empresa. Tendo em conta que a Dachser produz, diariamente, grandes volumes de dados, estes são a matéria-prima do novo centro, que consistem em informações cruciais para o desenvolvimento de novas tecnologias de IA. “Faremos um uso ainda melhor desses dados no futuro, informação que nos ajudará a encontrar e implementar novas soluções para uma ampla variedade de casos”, afirma Florian Zizler, líder de equipa do novo Centro de Competência.

Um exemplo de aplicação específica do trabalho do centro é um produto de IA, desenvolvido e implementado como parte do Dachser Enterprise Lab, que utiliza técnicas de machine learning para prever, com até 25 semanas de antecedência, os volumes de entrada de mercadoria numa agência de transporte terrestre. Florian Zizler refere que os dados do centro remontam a 2011 e o foco está nos dados históricos de envio. “Complementamos esse conjunto de dados com informações de calendário, como feriados ou férias escolares, o que nos permite que o modelo reconheça os padrões sazonais que são tão importantes no transporte terrestre”, refere, acrescentando que “para antecipar com mais precisão as tendências, integrámos, também, uma ampla variedade de índices económicos”. Desta forma, a Dachser consegue fornecer aos colaboradores das suas agências apoio para as tomadas de decisão relacionadas com o planeamento da capacidade sazonal.