A JAGGAER trabalha com a Suntech Power, um dos principais fabricantes mundiais de painéis solares, para tornar a energia sustentável mais rentável e amiga do ambiente. Os utilizadores da JAGGAER no departamento de compras da Suntech compram actualmente a mais de 2.000 fornecedores, com 1.800 concursos lançados até à data e 600 transacções anuais. A plataforma JAGGAER ONE foi adaptada localmente para o mercado chinês.

A missão da Suntech é “impulsionar um futuro verde” através da investigação, desenvolvimento e produção de células solares de silício cristalino. Fundada em 2001 e sediada em Wuxi, na província chinesa de Jiangsu, a empresa é o principal fabricante mundial de módulos fotovoltaicos, mais conhecidos como painéis solares. De facto, a sede da empresa apresenta a maior fachada solar integrada de construção do mundo.

“Dedicamo-nos a melhorar a eficiência de conversão dos nossos produtos, alavancando continuamente novas tecnologias e melhorando as nossas técnicas de fabrico. Somos uma das forças mais poderosas do mundo a impulsionar a paridade da rede de produção de energia fotovoltaica”, afirma Sr. Wu, director de compras da Suntech.

Um elemento importante do sucesso da Suntech é o fornecimento de materiais e componentes fiáveis e de alto desempenho. Actualmente, a produção digital permite à Suntech rastrear todos os materiais recebidos dos fornecedores ao longo de todo o processo de produção, desde o início até ao produto final, o que é vital para o controlo de qualidade da Suntech ao longo de todo o processo de fabrico.

A empresa tinha enfrentado uma série de desafios com a entrada de novos concorrentes, o que impôs a necessidade de maior eficiência nas compras e aprovisionamento. Na altura, a Suntech não tinha qualquer processo formal de compras e gestão de fornecedores, nem qualquer conhecimento da base de dados de fornecedores e começou à procura de um parceiro para orientar a sua transformação de compras digitais.

“A JAGGAER entrou no mercado chinês muito cedo em comparação com outros fornecedores de controlo de gastos”, declara o director de compras da Suntech. “A sua equipa cresceu e amadureceu para oferecer um bom apoio local e está empenhada no desenvolvimento contínuo para satisfazer as exigências do mercado local, analisando os processos actuais, concebendo e desenvolvendo um roteiro para fazer crescer a situação actual para o que deveria ser, ajudando-nos no processo de gestão da mudança”, acrescenta.

“Já no primeiro ano completo conseguimos uma poupança de 10 milhões de RMB (aproximadamente 1,3 milhões de euros) graças à JAGGAER”, comenta Wu. Desde então, a Suntech alargou o âmbito de compras através da JAGGAER a uma vasta gama de categorias directas e indirectas, como armações de alumínio, tiras de cobre, grafite, transporte e serviços.

Além disso, os gestores de compras e os quadros superiores têm muito maior visibilidade dos projectos e das actividades de aquisição, uma vez que tudo é registado no sistema. O aprovisionamento desempenha agora um papel importante na cadeia de valor de fabrico inteligente da Suntech, permitindo que materiais e componentes de qualidade cheguem ao armazém mesmo a tempo e interajam com o sistema interno de execução de fabrico da Suntech.