De acordo com o barómetro dos transportes da TIMOCOM, bolsa de cargas alemã com actuação em Portugal, houve uma variação positiva entre os valores registados em 2019 (pré-pandemia) e o segundo trimestre de 2021, no que toca à oferta de cargas rodoviárias.

Em comparação ao primeiro trimestre do ano, entre Abril e Junho houve um crescimento de 51% das ofertas de carga, e a empresa considera que estes valores “confirmam a tendência de alta no transporte rodoviário de mercadorias”.

No primeiro trimestre do ano já se tinha verificado um aumento de 58%, e os valores agora registados levam a empresa a atingir novos recordes no seu Smart Logistics System de cargas. “Os motivos para esta evolução são, entre outros, a abertura do comércio de retalho e a evolução económica na Europa após o recuo da última vaga da pandemia”, comenta a empresa em comunicado.

O primeiro trimestre de 2021 terminou com um acréscimo de cerca de 6 milhões de cargas introduzidas, em comparação com o mesmo período durante a pandemia. Face a esses valores, no segundo trimestre de 2021 verificou-se um grande aumento, acima dos 300%, e já ultrapassou os valores registados no mesmo período em 2019.

No mês de Abril o aumento foi moderado, 2% face a Março, que já tinha sido um mês forte, e em Maio este valor volta a subir, agora em 18%.

“Além do alívio das medidas relacionadas com a pandemia de coronavírus, a resolução do bloqueio no Canal do Suez também contribuiu para esta evolução. Muitas mercadorias nas semanas subsequentes tiveram de ser transportadas dos portos para os respectivos destinos na Europa continental”, explica Gunnar Gburek, Porta-Voz da TIMOCOM, acrescentando que para além disso, “o comércio electrónico continua em alta. A tendência não é afectada pelo recuo sazonal registado em Junho de 5% face ao mês anterior”.

O barómetro também revela que existem mais cargas do que camiões, chegando a registar-se quebras de até -25% face ao ano anterior, consequência da forte oferta de cargas. “Deste modo aumenta muito a probabilidade de ocupar os camiões disponíveis”, explica a TIMOCOM, “isto provoca uma estagnação da necessidade de oferecer activamente camiões em virtude da grande abundância de ofertas de carga”.

Vários foram os países a ultrapassar os níveis anteriores à pandemia, como a Alemanha, os Países Baixos, Espanha, Polónia ou França. Este último registou o maior crescimento ao nível das cargas internas: 492% em Abril, 283% em Maio e 93% em Junho.

O barómetro da empresa também revela que durante este ano, para transportes entre a Alemanha e a França, os números registados foram de 1312% em Abril, 731% em Maio e 99% em Junho.