A A.P. Moller – Maersk anunciou recentemente que no primeiro trimestre de 2024 irá apresentar o primeiro de uma série inovadora de oito grandes navios porta-contentores, capazes de operar com metanol neutro em carbono. Estes navios serão construídos pela Hyundai Heavy Industries (HHI) e têm uma capacidade para transportar cerca de 16.000 TEU, sendo que o acordo com a construtora também inclui uma opção para mais quatro embarcações adicionais em 2025.

Esta série de navios irá substituir a anterior, gerando uma poupança nas emissões carbónicas em aproximadamente 1 milhão de toneladas. “Como pioneiros no sector, os navios oferecerão aos clientes da Maersk um transporte verdadeiramente neutro em carbono em escala em alto mar”, avança a empresa em comunicado.

Este investimento vem também no seguimento de uma parceria com clientes da Maersk, pois mais de metade destes definiram, ou encontram-se a definir, metas ambiciosas de emissões zero para a atmosfera, entre os quais se encontram nomes como a Amazon, H&M Group, HP Inc., Microsoft, Procter & Gamble, PUMA, Unilever, etc. Para atingirem esse objectivo, as soluções de transporte marítimo também estão incluídas nos planos.

Os navios têm um motor de duplo combustível, e a empresa avança que as despesas de capital adicional (CAPEX) para a capacidade de combustível duplo, que permite a operação com metanol, bem como combustível convencional com baixo teor de enxofre, estará na faixa de 10-15% do preço total, permitindo que a Maersk dê um salto significativo no seu compromisso em dimensionar soluções neutras em carbono e liderar a descarbonização da logística de contentores.

Soren Skou, CEO da A.P. Moller – Maersk, reforça que “agora é a hora de agir, se quisermos resolver o desafio climático do transporte marítimo. Este pedido prova que soluções neutras em carbono estão disponíveis hoje em todos os segmentos de navios porta-contentores e que a Maersk está comprometida com o número crescente de clientes que procuram descarbonizar as suas cadeias de abastecimento. Além disso, este é um sinal firme para os produtores de combustível de que a demanda de mercado para os combustíveis verdes do futuro está a surgir a alta velocidade”.

A empresa compromete-se a operar as embarcações com e-metanol neutro em carbono ou bio-metanol sustentável o mais rapidamente possível. “Fornecer uma quantidade adequada de metanol neutro em carbono desde o primeiro dia de serviço será um desafio, pois requer um aumento significativo da produção de metanol neutro em carbono, para o qual a Maersk continua a se envolver em parcerias e colaborações com participantes relevantes”, revela a fonte no comunicado.

Os novos navios serão projectados para ter um perfil operacional flexível, explica a empresa, o que lhes irá permitir obter um desempenho eficiente em muitos negócios e adicionar flexibilidade em relação às necessidades do cliente: “eles apresentarão uma configuração de propulsão de metanol desenvolvida em colaboração com fabricantes incluindo MAN ES, Hyundai (Himsen) e Alfa Laval, que representa um aumento significativo da tecnologia do limite de tamanho anterior de cerca de 2.000 TEU. Os navios serão classificados pelo American Bureau of Shipping e navegarão sob pavilhão dinamarquês”.

“Estamos muito entusiasmados com esta adição à nossa frota, que oferecerá aos nossos clientes acesso exclusivo ao transporte neutro em carbono em alto mar, enquanto equilibra as suas necessidades de custos competitivos de slots e operações flexíveis. Para nós, este é o tipo de navio de grande porte ideal para permitir o comércio global sustentável em alto mar nas próximas décadas e, através do nosso diálogo com potenciais fornecedores, estamos confiantes de que conseguiremos obter o metanol neutro em carbono necessário”, concluiu Henriette Hallberg Thygesen, CEO, Fleet & Strategic Brands, A.P. Moller – Maersk.

Os novos navios fazem parte do novo programa de renovação de frota da Maersk, que se encontra a substituir a tonelagem de mais de 150.000 TEU que estão a chegar ao seu fim de vida entre 2020 e o primeiro trimestre de 2024.

O CAPEX estimado para os navios anunciados está incluído na orientação actual para 2021-2022, no valor de 7 mil milhões de dólares. “A Maersk reitera ainda a sua estratégia de manter uma capacidade de frota na faixa dos 4 a 4,3 milhões de TEU, combinando as frotas geridas pela Maersk e as fretadas”, reforça ainda a Maersk no comunicado.

Veja abaixo o vídeo da empresa: