A empresa suíça Frachtbox criou uma bolsa de cargas para encontrar transporte de e/ou para Portugal como noutros países. Nesta plataforma os proprietários podem recorrer aos serviços sem qualquer custo, de forma a encontrarem parceiros de transporte global e parceiros alfandegários para as suas mercadorias, sem qualquer tipo de comissão.

A plataforma tem duas secções: Transporte e Desembaraço alfandegário, pelo que os utilizadores conseguem encontrar soluções para as duas necessidades na mesma plataforma; existindo também uma versão paga, que envolve transportadores e agentes alfandegários que publicam as suas ofertas no sistema.

Nil Algantürk, sales coordinator international da Frachtbox, explica que “o nosso sistema é semelhante a Booking.com ou Trivago.com. Após o registo/adesão anual, os nossos membros (transportadoras) introduzem as suas ofertas de rota, para que os proprietários de carga em todo o mundo utilizem a plataforma para pesquisar e reservar estas rotas. Os clientes/proprietários de carga contactam directamente os nossos membros através das informações de contacto guardadas na plataforma, mas não cobramos qualquer comissão nem realizamos operações. Ao contrário de outras plataformas, os transportadores oferecem as suas rotas e preços na Frachtbox, não os seus camiões”, destaca ainda Nil.

A disponibilidade é importante, pelo que a Frachtbox oferece a possibilidade de estar conectado 24/7. Caso os camiões estejam indisponíveis, os transportadores podem simplesmente recusar o cliente, negociar novas partidas ou estabelecer contacto com o cliente no futuro próximo “Para cargas pesadas ou de grandes dimensões, não é preciso introduzir o preço com antecedência, uma vez que depende do peso e da dimensão”, realça ainda.

Ao nível dos serviços, a plataforma permite aos transportadores:
– Chegar directamente aos clientes a nível global, publicando ofertas de cargas parciais (LTL) e completas (FTL);
– Criar ofertas de rota para carga geral, carga pesada, sobredimensionamento, carga de projecto, carga especial, temperatura controlada, ADR, etc.;
– Ter a oportunidade de explorar novos mercados e conhecer novos clientes;
– Actualizar o preço ou adicionar novas rotas sempre que necessário;
– Acompanhar a troca de mercadorias, detectar e adicionar as rotas necessárias à empresa;
– Partilhar dados de contacto para que os clientes possam chegar directamente até à empresa;
– Estar presentes 24 horas por dia e 7 dias por semana e promover as suas empresas através da plataforma;
– Adicionar ofertas ilimitadas para que os clientes possam encontrar a mais próxima.

Os detentores de carga podem:
– Acompanhar a troca de mercadorias globalmente;
– Comparar os preços em poucos minutos;
– Contactar transportadoras e agentes directamente através dos dados de contacto que possam encontrar na plataforma;
– Encontrar simultaneamente soluções de transporte e de desalfandegamento.