Uma nova aposta no transporte sustentável por parte das SEAT e SETRAM foi anunciada. Como forma de oferecer uma nova solução para o transporte rodoviário de veículos, as empresas lançaram o primeiro megatruck para este tipo de transporte em Espanha. Segundo avançam em comunicado, a SEAT só tinha utilizado esta solução para o transporte de peças, mas a partir de agora passará a transportar também automóveis fabricados na SEAT Martorell até ao Porto de Barcelona.

Este meio de transporte consegue transportar até 11 veículos em simultâneo, dependendo dos modelos, em comparação com os 8 a 9 veículos através de comboio. O megatruck irá diminuir o tráfego de camiões na estrada, reduzir os custos operacionais em 11% e eliminar 500 rotas por ano, bem como aumentar a produtividade diária em 12%, permitindo à empresa uma redução de 5,2 toneladas de emissões de CO2 por ano (cerca de 10%).

“A principal razão para esta redução é a melhoria da eficiência do consumo de combustível por tonelada transportada, uma vez que a capacidade de carga é aumentada em 4,75 metros de comprimento, permitindo carregar até mais três veículos”, pode ainda ler-se no comunicado.

Herbert Steiner, Vice-Presidente de Produção e Logística da SEAT S.A., comenta que “o megatruck elimina 500 circulações de camiões por ano nas estradas circulares da cidade e reduz 5,2 toneladas de emissões de CO2 por ano, o que traz enormes vantagens em termos de sustentabilidade, ambiente, segurança rodoviária e eficiência. Com o megatruck e o transporte ferroviário, a nossa principal via logística para o porto de Barcelona, estamos a avançar firmemente no sentido de uma redução máxima da pegada de carbono do transporte de veículos”.

Por parte da SETRAM, Miquel Tarragona, Director-Geral da empresa, considera que “a principal vantagem do transportador de veículos de 25,25 metros reside no aumento da sua capacidade. Reduz o impacto no ambiente e a necessidade de camiões para a mesma produção, com menos concentração na estrada, proporcionando uma forma de transporte de veículos mais amiga do ambiente e sustentável”.

Em 2018, a SEAT já tinha feito testes com um duo-trailer, num projecto piloto para o transporte de peças e em 2016 tinha também testado o gigatrailer, sendo pioneira na utilização de ambos os camiões em Espanha.

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