A empresa portuguesa especializada na produção de hidrogénio verde Fusion-Fuel adquiriu uma nova unidade de produção em Benavente, com 14.333 metros quadrados, reforçando assim a sua capacidade operacional em Portugal. Estas novas instalações vão ser totalmente remodeladas e automatizadas para garantir a capacidade necessária para produzir electrolisadores, e com isso desenvolver parques de produção que permitam produzir cada vez mais hidrogénio verde.

Miguel Lourenço, head of business management da Fusion-Fuel, comenta que “esta operação, em conjunto com o aumento de capital realizado simultaneamente, permitiu uma capitalização inicial de cerca de 60 milhões de euros, sendo que um valor a rondar os 30 milhões de euros se destinam a investimento com o propósito de dotar a empresa com uma capacidade de produção de electrolisadores à escala industrial, fruto da concepção e desenvolvimento, já em curso, de linhas de produção altamente robotizadas. O grupo Fusion-Fuel planeia efectuar um volume de investimentos total de cerca de 570 milhões de euros até 2025”.

A Fusion-Fuel foi criada em 2008 no concelho de Sintra, e começou por desenvolver a tecnologia Hevo-Solar, um gerador de hidrogénio verde fotoquímico que permite a produção descentralizada de hidrogénio verde a partir de energia solar.

A transacção ficou assegurada pela consultora imobiliária Savills, e Samuel Lima, senior consultant do departamento de Industrial e Logística da empresa, afirma que “é muito gratificante acompanhar empresas portuguesas com esta importância, que contribuem para um planeta mais sustentável, reduzindo a pegada ecológica a nível mundial. Por outro lado, apraz-nos colocar o nosso know-how do mercado ao serviço dos investidores e operadores, permitindo encontrar as soluções mais exigentes e específicas, como é exemplo este processo”.

O mercado actual de hidrogénio vale cerca de 150 mil milhões de euros e estima-se que dentro de 20 anos este seja sete vezes superior. Só a UE ambiciona adquirir 40 GW de electrolisadores instalados até 2030, e a Fusion-Fuel prevê atingir a capacidade de produzir mais de 100 mil toneladas de hidrogénio verde e 550 megawatts de energia limpa por ano até 2026, graças à tecnologia Hevo-Solar.