O Reino Unido poderá vir a sofrer com escassez de produtos alimentares durante este Verão devido à falta de motoristas de transportes pesados originada não só pela pandemia de COVID-19, mas também pelo Brexit. A falta de alimentos poderá afectar vários sectores económicos, incluindo a restauração, de acordo com a RTP.

A indústria alimentar, que já enfrenta escassez de mão-de-obra, está a atingir a capacidade máxima de resposta num momento em que o país vai reabrindo as actividades económicas e desconfinando gradualmente.

Os matadouros e as fábricas de processamento de carne já estão a reduzir a produção, enquanto se alerta para a escassez de motoristas de transportes pesados que está a atrasar as entregas de produtos alimentares aos supermercados. Armazéns e quintas de produção agropecuária dizem ter falta de mão-de-obra, e os restaurantes estão a limitar reservas por falta de alimentos.

Shane Brennan, da Federação da Cadeia de Frio, afirmou à Bloomberg que “estamos constantemente a lutar todos os dias para tentar apagar os fogos nas cadeias de abastecimento”, acrescentando ainda que “já estamos a ver prateleiras vazias em algumas partes da cadeia de abastecimento de alimentos, em supermercados e em toda a hotelaria. Isto vai continuar. E vamos ter escassez intermitente ao longo do verão”.

Os dirigentes dos sectores alimentares e de transportes de mercadorias pediram, numa carta enviada a Boris Johnson, primeiro-ministro do Reio Unido, a sua intervenção para permitir o acesso a mão-de-obra europeia através de vistos de trabalho temporário para motoristas de veículos pesados e acrescentando-os a uma “lista de carência”. Sem a ajuda do governo, as principais cadeias de abastecimento do país correm o risco de “falhar a um nível sem precedentes e inimaginável”, alertam. “Os supermercados já estão a relatar que não estão a receber os stocks de alimentos esperados e, em consequência, há um desperdício considerável”, escreveu Richard Burnett, presidente-executivo da Road Haulage Association, que dirigiu e assinou a carta. “Há uma enorme escassez de motoristas de veículos pesados ​​que estimamos que seja entre os 85 mil e 100 mil”, acrescentou.

Com as férias de Verão a iniciar-se, os responsáveis acreditam que o desbloqueio da economia e os picos nas vendas de alimentos e bebidas, normalmente consumidos com o calor e em eventos desportivos, a falta de produtos e o abastecimento dos stocks podem agravar-se. Além disso, alertam ainda para o facto de a preparação da época natalícia das lojas ser afectada, uma vez que começa a ser organizada em Agosto e Setembro.

Em resposta, um porta-voz do governo de Boris Johnson afirma que se reuniu com responsáveis do sector dos transportes e distribuição para debater a escassez de motoristas de veículos pesados e possível soluções para o recrutamento de trabalhadores

“A maioria das soluções provavelmente será comercial e partirá da própria indústria, tendo já alcançado alguns progressos em áreas-chave, como testes e contratações, e um grande foco na melhoria de salários, condições de trabalho e diversidade”, disse o porta-voz, acrescentando que “o nosso novo sistema de imigração baseado em pontos deixa claro que os empregadores devem concentrar-se em investir na nossa força de trabalho interna, especialmente aqueles que precisam encontrar um novo emprego, e não de depender de mão de obra estrangeira”.