Um estudo de mercado realizado pela empresa bracarense YET – Your Electronic Transactions, ‘Impacto da Digitalização na Área Financeira: Facturação Electrónica’, revela que a maioria das pequenas e médias empresas (PME) portuguesas (735) dispõe de software para comunicar as facturas, mas um terço das mesmas aderiu à facturação electrónica há um ano ou menos.

O inquérito concluiu que, desse número, 29% das organizações admitiu que um dos principais motivos para ter aderido à facturação electrónica teve que ver com a obrigação nos contratos públicos (47%) porque até ao final do mês de Junho, todas as PME que fornecem serviços para o Estado têm de utilizar um software para envio de facturas digitais. Aplica-se o mesmo às microempresas cujo prazo foi alargado até ao final de 2021.

Relativamente às empresas que utilizam software de facturação electrónica há pelo menos cinco anos, apontam a eficiência administrativa como motivo (66%).

De acordo com o estudo, na generalidade, as PME nacionais estão preparadas para o empurrão na digitalização. A grande maioria dos inquiridos (86%) considera importante utilizar programas tecnológicos por poupar tempo no envio das facturas (67%) e nos recursos humanos (43%), bem como reduzir o impacto ambiental (65%).

Pode consultar o estudo AQUI.