A Apple está a negociar com as empresas chinesas CATL e BYD para avançar com o desenvolvimento e fornecimento de baterias para o seu veículo eléctrico. A notícia, avançada pela Reuters, refere que as negociações ainda se encontram a decorrer, mas que ainda não existe qualquer indicação de que já tenham chegado a um acordo.

Uma fonte oficial da administração do Governo de Joe Biden, Jared Bernstein, senior White House economic adviser, afirmou à fonte que “a Apple está a falar sobre construir fábricas avançadas de produção de baterias aqui nos Estados Unidos da América”, e que “isso é completamente consistente com o que o presidente falou acerca de supply chains em onshoring, particularmente em áreas onde podemos agarrar uma parte do mercado global”.

A CATL é uma das fornecedoras da Tesla, mas está hesitante quanto à criação de uma fábrica nos EUA devido às tensões comerciais entre os países, bem como pelo investimento que este negócio implica. Ambas as empresas são líderes deste mercado, mas nenhuma das duas empresas envolvidas quis comentar os rumores. Em causa está o novo veículo eléctrico de passageiros da Apple, que terá tecnologia de condução autónoma e que a empresa pretende começar a produzir em 2024.