32 entidades relacionadas com a exploração marítima uniram-se para criar uma nova associação para a economia marítima, a Associação 4 Shipping (A4S). Entre outros, esta nova entidade terá como objectivos apoiar os desenvolvimentos de diversos sub-sectores tradicionais e emergentes, procurando novos caminhos para a exploração oceânica, biologia marinha, dessalinização, defesa do mar e meios fixos submarinos.

Segundo avança em comunicado, a associação procurará “colaborar na definição de políticas no domínio nacional, europeu e internacional relacionadas com o sector marítimo”, bem como com as “instituições de ensino académico e profissional para a formação de profissionais e empreendedores marítimos”.

A Assembleia Geral Constituinte realizou-se no passado dia 20 de Maio de 2021, tendo sido eleitos para o triénio 2021-2024, a Mesa da Assembleia Geral, tendo como presidente Abílio Martins Ferreira, o Conselho Fiscal presidido por Emanuel Gonçalves Pereira, da Magope, e a Direcção, constituída pelo presidente, Jorge d’Almeida, da Saconsult, e por quatro vogais, José Luis Moreira da Silva, da SRS Advogados, Cristina Lança, José Luís Gonçalves Cardoso e António Belmar da Costa, da AGEPOR.