A Dachser tem vindo a converter sucessivamente a frota de semi reboques utilizada pela divisão European Logistics, no sentido de optimizar a capacidade de utilização e, simultaneamente, melhorar a pegada ecológica dos seus transportes.

A multinacional de logística tem, por isso, e desde Abril de 2021, optado pelo modelo de semi reboques mega (megatrailers), sempre que necessita de adquirir novos semi reboques. Devido às maiores dimensões em termos de espaço para carga – ainda que apresentem o mesmo comprimento e largura que o modelo tradicional –, os semi reboques mega permitem economizar mais combustível, especialmente em longas distâncias, comparativamente aos tradicionais.

Nesta primeira fase, a empresa tem apostado na conversão da frota do seu país de origem, Alemanha, num investimento que deve ficar concluído até 2027 e que se materializará num total de cerca de 680 novos megatrailers. Nos próximos anos, a Dachser começará, paralelamente, a substituir as suas frotas nos restantes 24 países europeus onde está presente através da divisão European Logistics. Para Portugal e Espanha, a Dachser Iberia prevê apresentar, em breve, um plano de adaptação a esta iniciativa estratégica.

“O factor limitativo no negócio de grupagem não é, geralmente, o peso total máximo permitido de 40 toneladas, mas o volume de carregamento disponível”, explica Christian Schütz, department head technics/technical purchase da Dachser. “Mais espaço de carga significa melhor utilização da capacidade que, no caso do semi reboque mega, pode chegar até 18 por cento. Isto representa uma maior eficiência na actividade e também uma melhoria da nossa pegada de carbono, já que permite economizar viagens”.

Os megatrailers têm o mesmo comprimento e largura de um semi reboque tradicional e a sua altura total permanece abaixo dos quatro metros. No entanto, estes veículos apresentam 20 centímetros adicionais de altura interna, já que a área de carga fica a pouco menos de um metro acima da superfície da estrada. Esta configuração resulta num total de oito metros cúbicos adicionais em termos de espaço para carga. Acrescente-se que, com possibilidade de carregamento em duplo estrado oferece, assim, espaço para 67 europaletes.

“A Dachser foi pioneira, há 50 anos, na introdução da caixa móvel – swap body – que continua a ser referência em termos de eficiência do espaço de carga. Hoje, queremos ser o primeiro grande fornecedor de grupagem na Europa a usar semi reboque mega em vez do tradicional”, afirma Alexander Tonn, COO Road Logistics da Dachser. “Os semi reboques mega representam um custo de aquisição maior, mas compensam o valor investido ao longo da sua vida útil devido à melhor relação custo-benefício. Além disso, este progresso na eficiência do processo contribui para a nossa estratégia de protecção climática de longo prazo”, acrescenta o responsável.

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