O município de Viana do Castelo irá propor que seja realizado um estudo de viabilidade para a construção de uma plataforma logística intermodal, bem como acessos ferroviários ao porto comercial, de acordo com José Maria Costa, presidente da autarquia, no Agricultura e Mar.

Nas declarações do presidente da câmara sublinharam-se os desafios do porto de mar e as expectativas para a nova estrutura, tendo também apresentado a evolução de Viana do Castelo e do Alto Minho em termos económicos.

José Maria Costa referiu que o porto de mar de Viana do Castelo “tem que estar ao serviço da região e do concelho” e que numa altura em que está a aumentar a capacidade exportadora das empresas instaladas em Viana do Castelo e Alto Minho é “fundamental perspectivar o futuro do porto comercial”.

A autarquia da cidade afirma em comunicado que estes projectos “assentes na constatação da capacidade de atracção de novos investimentos e na capacidade exportadora das empresas” foram bem acolhidos pela comunidade portuária. Desta forma, ambos serão integrados nas propostas da Agenda do Mar 20-30.