Os portos de Sines e Leixões viram aprovada uma candidatura conjunta no âmbito da 2020 CEF Telecom Cybersecurity Call no valor de 655 mil euros. O Projeto MÉTIS prevê o desenvolvimento de uma série de acções no âmbito da cibersegurança, com o objectivo de melhorar o awareness e a resiliência a ciberataques, preservando, desta forma, duas infra-estruturas críticas para o sistema portuário nacional.

A candidatura tem um prazo de execução de três anos e tem por objectivo implementar uma abordagem holística que começará por avaliar a situação actual, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre as duas Autoridades Portuárias e demais stakeholders, por forma a desenvolver uma estratégia concertada no âmbito da cibersegurança.

Por outro lado, este projecto prevê ainda a definição e implementação de um plano de prevenção e mitigação de incidentes que será alvo de uma contínua monitorização e acompanhamento.

Esta parceria vem reforçar a estreita colaboração que tem vindo a ser desenvolvida entre os portos de Sines e Leixões, que representam mais de 70% do total movimentando nos portos nacionais, contribuindo para o reforço da resiliência destas infra-estruturas, alargando o âmbito às respectivas Comunidades Portuárias e ao longo das Cadeias Logísticas que servem.