A empresa Vieira de Castro nomeou Maurício Cerqueira como Head of Procurement & Purchasing.

O profissional agarrou este desafio há cerca de cinco meses e afirma que as expectativas “estão a ser cumpridas na totalidade”, acrescentando que entrar numa nova cultura/área de negócio é sempre um desafio após alguns anos numa lógica diferente. “É quando saímos da nossa zona de conforto que temos os maiores crescimentos profissionais e, por vezes, também pessoais. Como gosto de sair da zona de conforto, a experiência está a ser altamente positiva”, conta.

Para este novo desafio explica que o importante é “criar uma cultura de ‘procurement management’ em que o objectivo é criar valor para a empresa. “No passado as áreas de compras estavam descentralizadas sendo acumuladas por quem tinham outras funções e o departamento em si era visto como ‘criadores de encomendas’. Hoje em dia, num mercado altamente competitivo, é estritamente essencial que as empresas consigam captar valor para a organização. O comprador tem que deixar de formalizar encomendas para ter um papel mais interventivo em toda a cadeia de supply chain, por exemplo, desde a concepção de novos projectos, procurement, criação de parcerias, etc”.

A sua grande motivação a nível pessoal passa por procurar sempre fazer melhor do que no dia anterior, e melhorar o dia seguinte em comparação com o presente.

Antes de integrar a Vieira de Castro, Maurício Cerqueira passou por empresas como Bosch Car Multimédia Portugal, na área de packaging development, e Super Bock Group, onde esteve cerca de 13 anos em cargos como materials supply planner, finished goods inventory manager e category management.