A DHL Supply Chain Ibéria, subsidiária da DHL Supply Chain, lançou uma aplicação corporativa, de comunicação interna, destinada a promover a interacção e o envolvimento dos seus empregados.

A ‘Connect’, assim foi apelidada esta app móvel, permite que os utilizadores recebam notícias corporativas de interesse e interajam com outros membros da empresa. É possível personalizar a aplicação de acordo com as necessidades de cada trabalhador e, como em qualquer rede social, comunicar por chat, indicar ‘gosto’, fazer menções ou escrever comentários tanto em publicações corporativas como nos conteúdos de outros colegas. Através de um mural social, cada trabalhador tem a possibilidade de partilhar experiências, tirar dúvidas, interagir com colaboradores ou publicar imagens, entre outras funcionalidades disponíveis.

É a tecnologia e inovação aplicadas à gestão de pessoas e equipas em tempos de pandemia, que pode melhorar significativamente a experiência de um funcionário, tornando-se uma ferramenta que facilita o dia-a-dia dos trabalhadores e contribui de forma efectiva para a sua satisfação pessoal.

“É uma app feita para todos, com os conteúdos que mais interessam aos nossos trabalhadores”, explica Juan Sánchez, director de Recursos Humanos da DHL Supply Chain Iberia. Além de melhorar a comunicação interna, a ‘Connect’ permite agilizar procedimentos e cumprir formalidades, dando acesso a todos os serviços independentemente da distância. Da mesma forma, permite a inclusão de pesquisas destinadas a estimular a participação e o envolvimento dos colaboradores nos diversos temas da operação da empresa.

A aplicação, que começou a funcionar em meados de Janeiro passado em Espanha e Portugal, já foi descarregada por mais de 60% dos colaboradores, o que representa cerca de 3.000 utilizadores activos – 62% dos utilizadores conectam-se semanalmente. Entre publicações, comentários e “gostos”, a taxa média de engagement é estimada em 38%.

A iniciativa faz parte do plano ‘Together’, um modelo amplo de gestão que pretende fomentar a interacção dos trabalhadores da DHL Supply Chain Iberia, dando-lhes ‘voz’ através desta app. É o caso, por exemplo, do concurso de talentos ‘Iberovisão’, no qual mais de 50 empregados da empresa já apresentaram os seus vídeos nas categorias de canto, dança e música – e onde as interacções dos utilizadores serviram de júri. Outro exemplo de partilha de experiências que pode ser acedida é a estação de rádio ‘DHL Zone’, criada ‘por’ e ‘para’ a família DHL, cujos podcasts estão entre os 10 programas da empresa mais ouvidos.

“A DHL Supply Chain está empenhada em promover um ambiente em que cada pessoa possa desenvolver todo o seu potencial pessoal e profissional. O modelo de compromisso de trabalho ‘Together’, construído por todos, ajuda a criar uma rede de ligações emocionais entre a equipa, bem como a sua identificação com os valores da empresa, desenvolvendo relações produtivas ao longo do tempo. Toda a mão-de-obra está integrada nos programas que a compõem e a participação em um ou mais é de 90%”, afirma ainda Juan Sánchez.

Apesar de ser recente, este modelo já demonstrou bons resultados, tendo em conta que contribuiu para alcançar em 2020 uma percentagem muito elevada no nível de empenho e envolvimento da equipa de trabalho: 84%, de acordo com os resultados de um inquérito externo à empresa.