A Infraestruturas de Portugal fez publicar em Diário da República, no passado dia 30 de Abril, o concurso público para a contratação da empreitada “Modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul 2.ª Fase. Troço Ermidas Sado – Grândola Norte”.

A empreitada tem um preço base de concurso de 6 milhões de euros e um prazo de execução previsto de 420 dias e é promovida no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020.

Uma intervenção de reforço da capacidade e das condições de segurança e exploração da infra-estrutura ferroviária envolvendo, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Modernização da superestrutura de via nas linhas intervencionadas nas Estações Ferroviárias de Ermidas – Sado e de Canal Caveira, com a aplicação de travessas de betão polivalentes, que asseguram uma rápida migração da bitola ibérica para a bitola europeia, quando for necessário no futuro;

  • Prolongamento de linhas nas estações de Ermidas – Sado e Canal Caveira, na Linha do Sul, de modo a permitir a circulação e cruzamento de comboios de mercadorias com 750 m de comprimento;

  • Vedação do canal ferroviário nas Linhas de Sines e do Sul;

  • Reabilitação dos sistemas de drenagem da via.

A obra irá dar continuidade aos investimentos da “Empreitada geral de modernização da ligação ferroviária entre o Porto de Sines e a Linha do Sul”, já lançados.

“Esta obra é promovida no âmbito do projecto de criação do Corredor Internacional Sul que visa reforçar a conexão ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal, quer a Espanha, quer ao resto da Europa.

As Linhas de Sines e do Sul inserem-se no trajecto mais curto entre o Porto de Sines e Madrid. Os projectos a realizar visam dotar estas vias de características que promovam o aumento de capacidade e a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias”, informa a Infraestruturas de Portugal em comunicado.

 

Os investimentos para a Modernização da Ligação Ferroviária entre Sines e a Linha do Sul integram a Ação 2016-PT-TMC-0059-M – Ligação Ferroviária Sines/Elvas (Espanha): Troço Évora-Caia, aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.