Alexandre Real, partner fundador da SFORI – Strategy for Improvement e Co-CEO da Datauris, foi galardoado com o prémio MIT Professional Education Fire Hydrant Award.

Um dos objectivos distintivos do programa “Liderança na Inovação” é o desenvolvimento de competências de liderança e a transformação no novo cenário da economia digital, por meio da compreensão da dimensão e do dinamismo das mudanças que actualmente estão a transformar as empresas.

O “MIT Professional Education Fire Hydrant Award MIT” premeia quem tenha demonstrado uma atitude participativa e colaborativa, bem como um entendimento desta mudança de paradigma. Para a atribuição desta distinção são consideradas as actividades realizadas durante o programa, a participação nos fóruns e a interacção com outros participantes.

O nome deste Prémio reflecte uma homenagem a Jerome Wiesner, presidente do MIT (1971-1980), que descrevia frequentemente a experiência educativa do MIT como intensa, mas recompensadora: “Ter acesso à educação no MIT é como beber um hidrante de incêndios”. A vida e a aprendizagem no MIT são uma experiência rigorosa, exigente e, algumas vezes, avassaladora, perante o desafio permanente de resolver problemas globais. Os programas profissionais tentam reflectir estas características.

No MIT, alguns dos valores passam pela excelência, meritocracia, valentia, humildade, curiosidade, paixão por resolver problemas difíceis e um forte desejo de fazer o bem à sociedade, características que o MIT Professional Education detectou em Alexandre Real, premiando e reconhecendo estes princípios.

Alexandre Real já tinha sido distinguido em 2013, entre mais de um milhão de participantes, como um dos elementos mais influentes no grupo da Harvard no Linkedin. Em 2007 e 2014 fez parte da equipa de coordenação que foi galardoada com o prémio de “Melhor Evento de Motivação e Incentivo de Portugal” – 24 Horas de Gestão e 24 Horas de Logística. Desde 2021 é co-coordenador do programa “Hi-Tech Leadership” da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Direito, Especialização Ciências jurídico-económicas, Mestre em Gestão de empresas, com uma Pós-Graduação em Liderança e Gestão de Equipas e um MBA em Estratégia e Planeamento Empresarial.