A LineTen, empresa de software de logística especializada nas soluções de entrega “last-mile” e de pedidos online, sediada no Reino Unido, em conjunto com um grupo de investidores e o Fundo de Coinvestimento 200M, gerido pelo Banco Português de Fomento, investiu no desenvolvimento de novas soluções e iniciou a sua actividade no nosso país, um passo estratégico e de consolidação a nível ibérico.

A dar os primeiros passos, a tecnológica conta em Portugal com uma equipa de cinco pessoas “e tem como objectivo contratar mais colaboradores para acompanhar o crescimento do negócio em Portugal”, conforme comenta Bruno Gil, country manager para Portugal.

A empresa disponibiliza, essencialmente, três soluções: Delivery Manager, POS Bridge e Online Ordering, que podem ser disponibilizadas de forma individual ou integrada, tornando fáceis e eficientes as transacções online de qualquer empresa, desde a gestão de pedidos, passando pelas entregas rápidas e organizadas, até à gestão do processo de devoluções.

A solução Delivery Manager, pretende assegurar que as necessidades das entregas “last-mile” das empresas (próprio dia, dia seguinte ou em dia a agendar), sejam satisfeitas ao menor custo possível e com o mais elevado nível de serviço, permitindo ao mesmo tempo aumentar volumes para os parceiros de transporte. A solução permite agregar vários transportadores numa só plataforma, garantindo menores custos de integração e manutenção, uma menor complexidade na gestão das entregas, e o acesso a opções ilimitadas de frota e de dimensões de encomendas, permitindo uma maior escalabilidade/flexibilidade em períodos de pico, e reduzindo os riscos.

A solução POS Bridge, simplifica as operações omnicanal ao integrar vários sistemas ePOS de diferentes marketplaces, numa só plataforma, possibilitando um único centro de comando para todos os pedidos e entregas. No caso da restauração, por exemplo, permite igualmente que os pedidos sejam enviados directamente para a cozinha, de forma automática, eliminando o erro humano proveniente de entradas manuais. Também para efeitos de actualização de preços, de adição de novos produtos, de promoção de um item, ou para “esconder” itens que estejam temporariamente indisponíveis, basta fazê-lo uma só vez na plataforma, sendo actualizados automaticamente nos vários canais online que foram integrados.

A solução Online Ordering, permite a criação de uma plataforma de pedidos online (site e app móvel) totalmente personalizada e incorporada no site da empresa/cliente, e com programas de fidelização integrados. Isto permite às empresas venderem directamente do seu site, sem o pagamento de taxas adicionais a terceiros, enquanto mantêm a sua identidade.

A LineTen, que nasceu em 2009, actualmente tem presença em 10 países (EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, França, Espanha, Dubai, Brasil e Chile), a que se junta agora Portugal.