No seguimento de um investimento para a expansão dos seus espaços comerciais e logísticos, em marcha devido ao crescimento do e-commerce, o Grupo Baraka, grupo espanhol de investimento imobiliário, adquiriu 11 espaços comerciais com logística à Conforama por 140 milhões de euros, adicionando assim mais 140.000 metros quadrados de espaços desta categoria ao seu portefólio.

Dos 11 espaços situados na Península Ibérica, sete encontram-se em Portugal e quatro em Espanha, tendo o negócio sido estabelecido sob o modelo de “sale & leaseback”, significando que a Conforama ainda irá permanecer por mais 30 anos como arrendatária dos espaços.

Nos últimos meses este movimento tem sido comum, com a procura deste tipo de espaços por parte de investidores, e a venda por parte de empresas, procurando tornar-se apenas arrendatárias. Caso recente foi o da Mercadona, que colocou à venda 36 dos seus estabelecimentos comerciais por 200 milhões de euros, tendo fechado o acordo com a LCN Partners, permanecendo no espaço, mas como locatários.