O investigador José Brandão, da Escola de Economia e Gestão (EEG) da Universidade do Minho, criou um modelo para reduzir os custos e aumentar a eficiência na logística das empresas, publicado no European Journal of Operational Research, que o fez vencer o Prémio de Investigação da EEG.

No artigo ‘A memory-based iterated local search algorithm for the multi-depot open vehicle routing problem’, José Brandão definiu as rotas de veículos, tendo em consideração múltiplos armazéns, a partir dos quais as mercadorias são enviadas aos clientes. O objectivo é realizar as entregas e minimizar os custos de distribuição, utilizando a memória para orientar a pesquisa das melhores soluções.

O seu algoritmo foi testado num conjunto de problemas da literatura científica. Reduziu cerca de 1% a distância total percorrida pelos veículos de distribuição relativamente às melhores soluções existentes.

O galardão distinguiu o investigador da EEG que teve o artigo científico de 2020 mais votado pelos presidentes dos conselhos científicos das principais faculdades de economia, gestão e ciência política em Portugal.