A Logista Pharma implementou um sistema de rastreabilidade individual para as vacinas da COVID-19, que abrange Espanha e Portugal, com o objectivo de melhorar a monitorização e o controlo da sua cadeia de distribuição até ao momento da vacinação.

Em comunicado, a empresa afirma que, graças a este serviço, “as diferentes administrações públicas que confiam na Logista Pharma para a distribuição das vacinas da COVID-19 terão informações muito detalhadas e precisas sobre cada uma das embalagens que foram entregues nos vários postos de vacinação”.

Para efectuar a dita rastreabilidade, realizará, no momento anterior ao envio de cada pedido de vacina, a leitura de todos os códigos de identificação únicos de cada embalagem. Assim, “haverá um nível de rastreabilidade e detalhe das informações do produto fornecido, muito superior ao exigido actualmente”.

A Logista Pharma explica que os actuais regulamentos farmacêuticos para a distribuição de produtos exigem rastreabilidade estreita dos medicamentos até ao nível do lote de fabrico. Isto implica conhecer, guardar e imprimir os números dos lotes de cada unidade que se distribuem nas notas de entrega de cada encomenda, “tudo isto é obrigatório desde a origem, o seu centro de fabrico até aos pontos finais de dispensação ou administração de medicamentos”, refere a empresa.

Para cada caixa de medicamentos, bem como as da vacina contra a COVID-19, é impresso um código de identificação único denominado Data Matrix Code, que inclui, pelo menos, a identificação do produto, lote de fabrico, prazo de validade, número de série (identificador único) e código de reembolso.