A concessionária das minas de Moncorvo, Æthel Mining, que concluiu a compra da MTI – Ferro de Moncorvo em Fevereiro do ano passado, vai exportar para a China as primeiras 50 mil toneladas de agregado de ferro de alta densidade, total da primeira encomenda que a empresa recebeu após a reactivação do projecto mineiro de Torre de Moncorvo. Segundo revela o presidente da empresa, Ricardo Santos Silva, esta exportação terá início “após a certificação do nosso produto por parte da União Europeia”.

Numa primeira fase do transporte, a carga será transportada até ao Porto de Leixões por camião, seguindo-se o transporte por via marítima para a China. Para o transporte terrestre serão necessárias 50 a 60 viagens diárias entre o local de armazenamento do agregado de ferro e o porto de mar, tendo já chegado a um acordo com empresas da região ligadas aos transportes para colocar 50 camiões nas estradas até ao Porto de Leixões, podendo cada um transportar entre 24 e 28 toneladas. Estima-se que esta operação dure um total de seis semanas.

Ricardo Santos Silva avança ainda que “em futuras encomendas e no prazo de meio ano, prevemos que o transporte para Leixões seja feito também por via ferroviária e fluvial utilizando a linha férrea do Douro e a Via Navegável do Douro”.

“Os negócios que estamos a efectuar com China são muitos atractivos, já que o preço do ferro está historicamente alto e anda por volta dos 170 dólares por tonelada”, explica ainda o presidente da Æthel Mining.

A empresa tem ainda em vista o porto de Sines, para onde será enviada a matéria-prima a partir de Leixões, e já tem contactos para o fornecimento de matéria-prima para o Norte da Europa, como Inglaterra, Bélgica, França e Espanha, e procura ainda novos contactos para países árabes.

“A exportação para estes países só está dependente da nossa capacidade de logística e gostaríamos de produzir dois milhões de toneladas de agregado de ferros de alta densidade. Contudo, estamos dependentes da capacidade de transporte do produto”, destaca ainda o responsável.