Sediada no Reino Unido, a Farfetch centralizava as operações logísticas para toda a União Europeia (UE) neste país, mas, devido ao Brexit, a empresa acabou por centralizar a sua logística nos Países Baixos, de acordo com o Dinheiro Vivo.

Luís Teixeira, responsável de operações da Farfetch, afirma que “deixou de fazer sentido trazer stock da UE para o Reino Unido e depois redistribuí-lo para a UE. Vamos trazer o stock das marcas directamente para os Países Baixos”.

O Brexit poderá ter ainda algum impacto no preço das encomendas tanto do Reino Unido para o exterior, como ao contrário, “com a saída do Reino Unido da UE, o país deixou de ter acesso ao comércio livre. Para poder haver transacções, têm de se proceder aos despachos alfandegários, o que sobe os custos dos operadores logísticos. Esses custos têm de ser passados para os retalhistas, por isso é que muitos retalhistas da EU pararam as operações para o Reino Unido e vice-versa. Foram introduzidos custos extraordinários nos envios, o que pode ter impacto no preço”, explica o responsável.

A Farfetch procurou prevenir os investidores para eventuais atrasos no prazo de entrega, apesar de essa situação ainda não se ter verificado.

O novo espaço deverá ser inaugurado em Abril.