A APAT marca o primeiro trimestre de 2021 com o lançamento do ciclo de “Conversas fora de Bordo”, um conjunto de webinares onde a associação quer debater como podem os portos e os transitários ser mais parceiros, mais cooperantes, melhorar procedimentos e, acima de tudo, angariar mais carga.

“Hoje enfrentamos forças e pressões diferentes, internas ou externas, mas que impactam muito seriamente no comércio internacional. É expectável que os mercados naturais se alterem. A globalização tal como a conhecemos poderá sofrer balanceamentos disruptivos e as fábricas do mundo poderão deixar de ser apenas no Oriente.”, sublinha a associação ao anunciar o lançamento das “Conversas fora de Bordo”.

O desafio passa, pois, por tentar perspectivar o mundo e as necessidades dos clientes no cenário pós-Covid e pós-Brexit, as novas dinâmicas e sobretudo as oportunidades que este contexto gera para os portos, para os transitários e restantes parceiros da cadeia.

O primeiro encontro é já no dia 4 de Março, em Sines, e conta com a participação da APS, PSA e Aicep Global Parques. Pelas 10h45, o pontapé de saída cabe a António Nabo Martins, presidente executivo da APAT, que abordará “As principais tendências do sector”. Nos 15 minutos seguintes, Filipe Costa dará a conhecer a ZAL de Sines, passando depois a palavra a José Luís Cacho que vai focar a sua intervenção na visão estratégica que a tutela tem para o porto de Sines, após o que Nuno Carlota dará a conhecer os investimentos que estão previstos para o terminal XXI e no encerramento destas primeiras “Conversas fora de bordo”, pelas 12h30, a intervenção de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização.

A participação será gratuita mediante inscrição prévia AQUI.