A Medway atribuiu 11 Certificados de Transporte Sustentável aos seus clientes, “comprovando o contributo das empresas para a redução da sua pegada de carbono”. Com estes certificados, lançados pela MEDWAY no ano passado, os clientes ficam a saber a quantidade de emissões de CO2 que evitaram ao realizarem o transporte das suas mercadorias por ferrovia. Em 2020 estas 11 empresas destacadas evitaram a emissão de 19 889 toneladas de CO2 eq.

“Na MEDWAY queremos contribuir cada vez mais para a redução das emissões de CO2 do sector logístico e esse objectivo passa por consciencializar as empresas para o impacto que as suas estratégias podem ter na sustentabilidade ambiental. O comboio é o meio de transporte de mercadorias mais sustentável e também o que acarreta menos custos. Nesse sentido, mais do que nunca, é urgente investir no transporte sustentável. A ferrovia é a opção que melhor responde à transição energética.”, salientou Carlos Vasconcelos, administrador da MEDWAY

O transporte ferroviário permite actualmente uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário – redução essa que pode chegar aos 74%, se o transporte for efectuado com recurso exclusivo a locomotivas eléctricas, segundo o operador ferroviário.