“Cadastro de Activos” e “Dashboard” são novas funcionalidades do Portugal Site Selection que vêm contribuir para a qualificação do todo nacional na atracção de mais investimento – afirmou ontem Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, durante o lançamento desses instrumentos.

A plataforma Portugal Site Selection (www.portugalsiteselection.pt) é um serviço público gratuito sobre um Sistema de Informação Geográfica (SIG), que fornece dados sobre Áreas de Localização Empresarial (ALE) e permite que os investidores possam, com análises multicritério, encontrar a melhor localização em Portugal para se instalar. Em 2020 recebeu 6.120 consultas oriundas de 71 países.

O objectivo do Portugal Site Selection é promover Portugal como destino de investimento, disponibilizando informação organizada e qualificada sobre a oferta nacional de parques empresariais, permitindo a cada potencial investidor uma escolha eficiente e competitiva no território nacional.

Esta nova valência, “cadastro de activos”, adiciona à plataforma, que estava apenas dirigida para ALE, a informação georreferenciada de terrenos, com ou sem edificado, afectos ao uso industrial e logístico existentes em todo o país. Existem a nível nacional devolutos e activos sem actividade que podem constituir oportunidades de negócio. Pretende-se gerar mais oferta para a captação de novos investimentos produtivos nacionais e internacionais, produtores de riqueza e criadores de emprego em Portugal.

O Portugal Site Selection passa assim a disponibilizar a informação dos:

  • Lotes para indústria & logística em parques empresariais;
  • Espaços para escritórios de serviços;
  • Ativos para investimentos greenfield e brownfield.

Paralelamente, entra em funcionamento um dashboard de indicadores do Portugal Site Selection, que organiza territorialmente a informação disponível, permitindo assim o seu amplo conhecimento e uma gestão coordenada da oferta nacional de ALE pelos parceiros, que são as CCDR – Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional; a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses; as CIM – Comunidade Inter Municipais e as Câmara Municipais.

A plataforma Portugal Site Selection é desenvolvida e gerida pela aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, uma empresa do Ministério dos Negócios Estrangeiros que gere parques industriais do Estado.

Pode ficar a conhecer o Portugal Site Selection AQUI.