A Generix Group, editor de soluções colaborativas SaaS para a supply chain, e a Danone Rússia, que estabeleceu altos padrões de segurança nos seus centros para garantir a saúde dos seus funcionários, desenvolveram em conjunto uma metodologia para a implementação de sistemas de gestão de armazém (WMS) à distância. Com recurso à tecnologia de realidade virtual, o projecto foi concluído com sucesso no centro da Danone localizado em Lipetsk, na Rússia, o primeiro dos armazéns previstos para implementação da Danone Rússia.

A parceria entre a Danone Rússia e a Generix Group Vostok começou em 2018 com a implementação de um WMS na modalidade SaaS (Software as a Service) no armazém em Samara. Para responder ao rápido crescimento do volume de produção, bem como à expansão da gama de produtos com diferentes necessidades de armazenamento, foi decidido replicar o mesmo sistema em 15 centros adicionais distribuídos por toda a Rússia. Tendo em consideração os elevados padrões de segurança das instalações da Danone e o prazo do projecto – finais de 2021 – a Danone e a Generix Group desenvolveram uma metodologia para colocar remotamente em produção os vários armazéns e de forma sincronizada.

O projecto de implementação da solução Generix WMS na modalidade SaaS exigiu um extenso trabalho de preparação durante o qual, e com base nos resultados da auditoria, foram desenvolvidos três modelos funcionais (Core Models) para serem implementados dependendo do tipo de armazém: armazém de fábrica, centro de distribuição ou hub.

Cada Core Model envolve tanto a solução funcional, através dos processos básicos de armazém (recepção, envio de mercadorias, estratégias de picking, verificação de stocks), como as ferramentas para implementar as especificidades locais de cada armazém (tipologia de armazém, gestão de fluxos, tipos de equipamento e regras de movimento correspondentes, entre outros).

Uma parte importante de cada modelo inclui a gestão de mudança de processos: elaboração de instruções para os novos processos de resolução automática de possíveis incidentes operacionais, preparação de um plano de informação e formação dos colaboradores, e uma proposta de um plano de apoio específico pela Generix Group.

Graças à definição destes três Core Models, as equipas da Danone Rússia e da Generix Group Vostok conseguem arrancar em produção até cinco armazéns em simultâneo, separados por 4.700 km e com um intervalo entre arranques até duas semanas.

“O mundo está a mudar rapidamente e nenhuma empresa consegue desenvolver-se de forma sustentável sem recurso à tecnologia de ponta. A capacidade de inovação da Danone confirma-se a cada dia, tanto na produção de alimentos que respondem às últimas preferências dos consumidores, como na utilização diária das tecnologias mais avançadas. Graças ao excelente trabalho realizado pelas equipas da Generix Group Vostok, podemos continuar a desenvolver os nossos negócios com sucesso”, afirma Natalia Grekhova, Director of Logistics and Customer Relations, Russia, CEI, Divisão de Produtos Lácteos Frescos e Vegetais da Danone.

A metodologia desenvolvida oferece muitas vantagens:

  • A standardização das fases do projecto e a redução dos desvios do modelo principal permitem uma gestão mais flexivel e racional dos recursos;
  • A standardização dos processos de armazém simplifica a gestão e apoio da solução implementada;
  • O tempo de presença da equipa de projecto no local durante a fase de implementação é reduzido;
  • A duração total da implementação dos sistemas é reduzida para 3-4 meses, em vez dos habituais 6-9 meses.

O lançamento do primeiro armazém em Lipetsk coincidiu com um período de confinamento. Os principais utilizadores do WMS na Danone com acesso ao armazém e à produção durante este período receberam óculos de realidade virtual e formação avançada, teórico-prática, sobre as funcionalidades e os processos do sistema. Os óculos tornaram possível o trabalho remoto: os técnicos da Generix Group conseguiram desta forma aceder ao que os funcionários da Danone visualizavam no local e, desta forma, colocar o armazém em produção, em linha com o cronograma do projecto originalmente adotado.

“Os projetos que desenvolvemos em conjunto com a Danone são particularmente ambiciosos em termos de análise, desenvolvimento de novas metodologias e utilização de tecnologias de vanguarda. Num contexto de pandemia e confinamento, demonstrámos a nossa vontade e capacidade para resolver as missões mais complexas e nas condições mais imprevisíveis. Graças a esta abordagem, os principais fabricantes, distribuidores e empresas de logística do país depositam a sua confiança em nós há mais de 12 anos “, acrescentou Ghislain Vathelot, Diretor Geral da Generix Group Vostok.