A Medway anunciou recentemente a implementação de um novo serviço de transporte ferroviário que possibilitará uma ligação mais eficiente e sustentável a Espanha e à Alemanha: o comboio Vasco da Gama.

Este serviço fará a ligação directa entre Portugal e Estugarda (Alemanha), com uma paragem em Irun (Espanha), servindo assim aqueles dois mercados.

Com um tempo de trânsito de 72 horas, entre Portugal e a Alemanha, e uma frequência diária, este comboio transportará 28 caixas móveis (o equivalente a 28 camiões), permitindo, desta forma, uma redução de cerca de 70 por cento de emissões de CO2, face ao mesmo transporte por modo rodoviário.

Em relação à expansão e adaptação, a empresa diz reponhecer “a importância das ligações ferroviárias a uma rede de terminais rodoferroviários, eficiente e estrategicamente localizados, de forma a garantir uma first/last mile mais próxima e mais sustentável”.

Com uma equipa multidisciplinar, a MEDWAY conta com mais de 700 colaboradores em 20 escritórios, cinco terminais, 2608 vagões e 69 locomotivas que em 2020 percorreram mais de 4.800.000 km.