A BI4ALL, empresa  de Data Analytics e Inteligência Artificial, é responsável pela solução de Data Analytics implementada pela OCP Portugal e que tornou a empresa mais disruptiva, ágil e eficaz, aumentando a competitividade, eficiência e rentabilidade.

A solução tecnológica permitiu aumentar a competitividade, a eficiência e a rentabilidade da OCP Portugal, estando neste momento em avaliação a aposta em Machine Learning e Inteligência Artificial.

Com sede e administração na Maia, a empresa comercializa e distribui produtos farmacêuticos em todo o território nacional. Com seis centros de distribuição, conta com mais de 1900 clientes, o que corresponde a cerca de 3000 entregas diárias.

No passado, o processo de acesso à informação era moroso, centralizado e gerador de muitas ineficiências. Com a necessidade de ter acesso mais rápido, preciso e facilitado à informação, a OCP Portugal escolheu a BI4ALL para implementar uma solução de Data Analytics e assim ter a informação enquanto recurso agregado, acessível e exacto.

A implementação da solução abrangeu os departamentos de IT, Sales, Customer Service, Procurement, Supply Chain, Operations, Finance e Controlling, tendo a envolvência dos utilizadores-chave de cada uma das áreas sido a base do êxito desta solução, de forma a garantir o total alinhamento entre as necessidades, expectativas e resultados da organização.

De acordo com António Sá, Director de Sistemas de Informação da OCP, o principal desafio da empresa era “implementar um sistema de suporte à decisão com informação fiável, verdadeira e actualizada que permitisse ao negócio total autonomia na sua consulta, extracção e manuseamento, reduzindo ou mesmo eliminando a dependência da equipa de IT”. Sobre o balanço a tecer após a implementação da solução, o responsável avança que “a BI4ALL, como conhecedora das melhores práticas de gestão deste tipo de projectos, da tecnologia a aplicar, alinhada com uma forte gestão de expectativas e de projecto do lado da OCP Portugal, contribuiu para que o resultado da equação seja francamente positivo e encorajador, com aplicabilidade em futuros projectos. A ponte estabelecida pela BI4ALL entre o negócio e a tecnologia foi essencial para a criação de valor que obtivemos”.