A empresa espanhola, Kivnon, especializada em robótica móvel, incorporou uma nova plataforma de elevação rotativa a três dos AGV’s da sua gama. Estes modelos podem circular utilizando uma orientação magnética e mapeamento de navegação com base na tecnologia de localização, mapeamento e modelagem simultânea.

A Kivnon actualiza assim a sua gama de soluções de robótica móvel automatizada para os sectores automóvel, alimentar, logística e transporte, entre outros.

Um dos novos modelos que tem esta plataforma de elevação rotativa é o K03 Twister, o menor AGV do portefólio de robôs móveis da Kivnon, mas com capacidade de carga até 400 kg. Está equipado com uma plataforma móvel rotacional que permite girar sem alterar a posição ou inclinação da mercadoria, permitindo manobrar rapidamente para reduzir os tempos intralogísticos.

Os outros veículos que contam agora com a plataforma de elevação são o K50 Pallet Truck e o K55 Pallet Stacker Sharpener, que permitem o transporte autónomo de carga de até 1.000 kg, atingem elevações de até um metro de altura e podem ser movimentadas nos dois sentidos de deslocação.

A Kivnon prevê um bom ano para o mercado de robótica móvel para a logística em 2021, “cada vez mais sectores estão a incluir robôs móveis nos seus processos para melhorar a eficiência das suas operações”, acrescentando que “o mercado de veículos automatizados está a crescer e deve continuar a crescer a médio e longo-prazo em todo o mundo”.