A BridgeWhat é uma plataforma digital, fundada por dois portugueses, Paulo Morgado e Ana Paula Reis, que tem como objectivo o crescimento sustentável das empresas, e pretende tornar-se a referência de soluções para o crescimento profissional e empresarial a nível ibérico. O nome BridgeWhat surge através da intenção de a plataforma procurar fazer a ponte entre a necessidade de crescimento das empresas e os especialistas que respondem a essas faltas.

Os seus fundadores são empreendedores com um histórico ligado ao crescimento empresarial e de vendas. Paulo Morgado foi Vice-Presidente Executivo da Capgemini, tendo desempenhado o cargo de CEO em Portugal e em Espanha, enquanto Ana Paula Reis foi co-fundadora do grupo SelPlus-Seldata, e é membro do conselho de administração da Bynd Venture Capital.

A empresa tem por base uma rede de contactos diferenciados e de confiança e opera com base numa metodologia própria, que associa 20 alternativas de crescimento às cinco fases principais de relacionamento com os clientes: atracção, aquisição, receita por cliente (ARPU), retenção e referenciação. O método de funcionamento baseia-se em 20 alavancas de crescimento, organizadas em torno das principais fases de relacionamento com os clientes. De acordo com a empresa, esta metodologia própria é baseada na experiência profissional dos seus fundadores, e privilegia o crescimento, a diversidade, o conhecimento, a capacidade de execução e a independência.

O acesso à plataforma tem quatro programas de subscrição: cristal, prata, ouro e platina, sendo que quando maior for o escalão, maiores as vantagens para o subscritor, facilitando assim o crescimento dos seus utilizadores, através de uma oferta de benefícios exclusivos como credenciais; conteúdos orientados para a aprendizagem contínua em vendas e marketing; trabalho em rede com oportunidades de negócio e aconselhamento estratégico.

Paulo Morgado explica que “criámos a BridgeWhat porque detectámos uma necessidade sem resposta no mercado: as empresas precisam de crescer, e, para tal, terão de contar com os melhores profissionais e propostas do mercado”, e comenta que nesse sentido o momento em que vivemos, marcado por uma crise pandémica e económica, e em que os gestores tendem a planear a curto prazo devido à incerteza futura, gera desafios maiores. “O crescimento das empresas é hoje mais urgente do que nunca, e a capacidade de avaliar alternativas que resultem em estratégias inovadoras é um factor decisivo para a sobrevivência e sucesso dos negócios”, acrescenta ainda.

De acordo com Ana Paula Reis, “a BridgeWhat tem como base a tecnologia, um veículo de intercâmbio de conhecimentos, oportunidades e serviços, mas diferencia-se pela sua equipa humana, cujas valiosas relações profissionais, estabelecidas ao longo de um percurso de décadas, serão decisivas na construção de ligações entre empresas e impulsionadoras de um crescimento sustentável”, e suporta a ideia de Paulo Morgado relativamente à pandemia, comentando que “é importante termos em mente que o crescimento das empresas é imprescindível para o crescimento das economias dos países. O momento actual torna o crescimento em, mais do que uma prioridade, uma urgência”.