O operador logístico FrioRiver, da Sociedade Panificadora Costa & Ferreira, adoptou o software de gestão de armazéns do grupo Generix. A solução dá suporte à gestão de todos os processos logísticos da FrioRiver, operador especializado no armazenamento, handling e transporte de produtos a temperatura negativa.

O Grupo Costa & Ferreira encontra-se numa fase de ampliação das suas instalações e apostou na criação de infra-estruturas de excelência, com equipamentos de frio, armazenagem e movimentação topo de gama, que permitam garantir a disponibilidade e qualidade dos seus produtos em qualquer altura do ano. Para controlar toda a actividade deste novo centro logístico, a C&F desafiou a Generix a encontrar uma solução escalável e flexível, capaz de gerir integralmente todas as operações logísticas da FrioRiver. O novo operador do grupo Costa & Ferreira, localizado em Rio Maior, pretende “diferenciar-se pela qualidade no serviço logístico, assim como pela eficiência e rapidez dos processos”, explica o grupo em comunicado.

A FrioRiver, além da diferenciação na qualidade das suas instalações e equipamentos, pretende diferenciar-se pela qualidade no serviço logístico ao cliente, bem como pela eficiência e rapidez dos seus processos. O projecto, iniciado em meados de Outubro de 2020 e com conclusão prevista para o final deste mês, tem como objectivo principal garantir um processo totalmente digital, eficiente, profissional e capaz de dar resposta às necessidades dos clientes da FrioRiver, em 24/7, 365 dias por ano.

Começar do zero foi a grande vantagem para o sucesso do projecto em curso. Só assim foi possível garantir ao cliente, que no espaço de três meses todo o sistema esteja operacional e pronto a arrancar. A Generix preconizou para a FrioRiver um projecto WMS orientado a um 3PL de referência. “No mesmo armazém, o WMS permite gerir diversos clientes de forma individualizada, mantendo uma visão global do espaço disponível, da carga sobre os operadores, dos equipamentos em utilização e dos restantes recursos. Garante ainda os indicadores de performance adequados a uma supervisão eficaz, quer seja ao nível do funcionamento global como da performance individual por cliente, turno, operador, etc.”, acrescenta a mesma fonte.

Através de ferramentas de planeamento e indicadores de performance, quem dirige a operação tem a percepção em tempo real de toda a execução logística. Há uma linha de automatização de processos de A a Z, por forma a minimizar a intervenção humana, aumentar a produtividade e diminuir os erros. A FrioRiver tem a capacidade de receber e enviar todas as informações pertinentes para os clientes, de forma totalmente desmaterializada. As mercadorias são recebidas, arrumadas, preparadas, embaladas e expedidas de acordo com regras bem definidas, controladas pelo WMS, permitindo um processo logístico lean, simples e produtivo.

A solução está preparada para cumprir todos os requisitos da grande distribuição e de canais como o Horeca, com as suas especificidades. A experiência da Generix Group permitiu desenhar os fluxos de armazém, optimizando os processos logísticos em função do produto e do cliente final.

“O último ano mostrou-nos não só as dificuldades e carências de muitas empresas, mas também o valor e o potencial da tecnologia na resposta às necessidades e desafios da supply chain. A aposta em sistemas de gestão de armazéns, transportes, aprovisionamento avançados, visibilidade e colaboração, tornou-se essencial para o sucesso dos negócios”, afirma Pedro Gordo, supply chain business manager na Generix Group. “O desafio proposto pela Costa & Ferreira foi uma excelente oportunidade para conseguirmos integrar uma solução flexível, preparada para dar resposta a todas as necessidades do cliente, tanto no presente como no futuro.”

“Dispor de uma solução de Gestão de Armazéns fiável, completa, comunicativa e de rápida implementação, representa uma vantagem significativa para o nosso projeto. Por esta razão, a Costa & Ferreira confiou a implementação e gestão à Generix”, refere Deborah Barbosa, directora-geral do Grupo Costa & Ferreira. “A solução que estamos a implementar será fundamental para melhorar a nossa distribuição em todo o território nacional, e absolutamente necessária para conseguirmos garantir aos nossos clientes e consumidores produtos com a elevada qualidade que nos é reconhecida.”