A REN, em conjunto com outros sete operadores europeus, assumiu o compromisso de fazer escolhas ainda mais responsáveis em prol do meio ambiente, tendo sido comunicada esta decisão com os seus fornecedores através de uma carta aberta intitulada ‘A Escolha Mais Verde’.

“Enquanto Operadores de Transporte de Energia, estamos no centro da transição energética das nossas sociedades e economias para um mundo mais sustentável e livre de carbono”, pode ler-se na carta aberta. “Hoje, devemos reflectir sobre as escolhas que fazemos ao comprar os materiais e serviços que são essenciais para o nosso funcionamento. (…) Enquanto empresas de utilidade pública europeias, devemos liderar esta transição e tentar estar na vanguarda dos ‘investimentos verde'”, explica o grupo de operadores.

A carta explica que os Operadores de Transporte de Energia, especialmente através dos seus departamentos de compras, desempenham um papel significativo nesta ambição, pois “isto significa prestar maior atenção ao ambiente, à biodiversidade, à economia circular e ao impacto social do equipamento e serviços que compramos”, refere.

O grupo deixa ainda alguns desafios aos seus fornecedores, encorajando-os a contribuir para esta evolução.

“Com a presente carta, procuramos confirmar o nosso empenho em apoiar esta transição e encorajar os nossos actuais e futuros fornecedores a tomarem medidas decisivas para um mundo mais sustentável e resiliente amanhã”, concluem.