O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) pôs em prática um conjunto de medidas inovadoras em resposta a questões logística criadas pela pandemia, nomeadamente uma unidade de comando e controlo, que funcionou como centro nervoso e que foi reconhecida internacionalmente.

“A principal tarefa do Serviço de Aprovisionamento do CHUC foi a de estabelecer uma unidade de comando central, que funcionou como centro nervoso em quatro áreas: produtos farmacêuticos, equipamentos e serviços, consumíveis e logística”, explica um comunicado enviado à agência Lusa.

A criação desta unidade permitiu, segundo o CHUC, “operacionalizar e colocar no terreno uma estratégia bem delineada que possibilitou identificar e mitigar rapidamente ameaças operacionais”.

A unidade foi constituída por quatro coordenadores, um de cada sector, bem como por especialistas em diversas áreas desde a área médica, logística, informática, gestão de crise, por forma a ter uma envolvência de todos os sectores do hospital, melhorando assim a comunicação e a gestão das necessidades do hospital, em “tempo real”.

O CHUC é um dos maiores hospitais do país, distribuído por seis polos hospitalares com 1.700 leitos, o que constituiu um desafio acrescido durante a pandemia, já que era necessário avaliar e gerir com sucesso todas as necessidades de materiais do CHUC em “tempo real”, a fim de adquirir e alocar equipamentos vitais, medicamentos e outros consumíveis, em resposta a um ambiente de provimento incrivelmente dinâmico”.

De acordo com a nota, o levantamento das necessidades de equipamentos, tecnologias necessárias para dar resposta à COVID-19, medicamentos, kits de teste e reagentes, foi feito com recurso a cadeias de abastecimento tradicionais e não tradicionais, tendo os hospitais recorrido, inclusive, à produção interna de materiais de proteção para os profissionais de saúde. Segundo o CHUC, as doações em espécie foram também uma realidade que levou à criação de uma Comissão de Doações, gerida por uma equipa própria em coordenação com o departamento de compras e logística.

O contributo do CHUC na resposta à pandemia da Covid-19 foi reconhecida pela Federação Internacional dos Hospitais.