A IDC entregou recentemente os prémios no âmbito da quinta edição do “Portugal Digital Awards 2020”, onde o projecto “Factura Electrónica na Administração Pública (FE-AP”) foi distinguido na categoria Best Government Project.

A Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (eSPap) é responsável por coordenar a implementar a factura electrónica, sendo que tem a competência de emitir requisitos técnicos e funcionais que suportem a implementação, desenvolver instrumentos de apoio às entidades abrangidas e fornecer a solução para recepção e processamento de facturas electrónicas.

Em anos anteriores, o contributo da eSPap já tinha sido reconhecido através da distinção de projectos como o “Catálogo Nacional de Compras Públicas”, a implementação de “Serviços Partilhados de Project Management Office” e a “Solução de Gestão de Recursos Financeiros em modo Partilhado”.

No Portugal Digital Awards foram registadas 350 candidaturas e validados 139 projectos, o que representa um crescimento de 23% face a 2019.

A IDC refere que, em ano de pandemia, o evento serviu também para “homenagear quem muitas vezes está por detrás da cortina” e que mantém a economia “a funcionar”.

Gabriel Coimbra, director geral da consultora reconhece que “este ano foi a edição com projectos mais sofisticados, com base em novos modelos digitais de trabalho, relacionamento com clientes, automação, robotização de processos de produção, e novos modelos de negócio assentem em ecossistemas digitais”.