O Walmart anunciou que irá triplicar as suas exportações de produtos da Índia para 10 mil milhões de dólares a cada ano até 2027.

Espera-se que o novo compromisso de exportação do retalhista forneça um impulso significativo para micro, pequenas e médias empresas (MPME’s) no país, juntamente com os esforços que já existem, como os programas de desenvolvimento de fornecedores Flipkart Samarth e Walmart Vriddhi.

A expansão do sourcing irá ajudar a desenvolver centenas de novos fornecedores em categorias como alimentos, produtos farmacêuticos, consumíveis, saúde e bem-estar e mercadorias em geral, bem como roupas, artigos para o lar e outras categorias importantes de exportação da Índia.

Doug McMillon, presidente e CEO da empresa afirma que “como retalhista internacional que agrega valor aos clientes e comunidades em todo o mundo, o Walmart entende que os empreendedores e fabricantes locais são vitais para o sucesso do sector do retalho global. Vemos um enorme potencial para os fornecedores indianos aumentarem os seus negócios, aproveitando a escala única e a oportunidade de distribuição global que o Walmart oferece. Ao acelerar significativamente as nossas exportações anuais para a Índia nos próximos anos, estamos a apoiar a iniciativa Make in India e a ajudar mais empresas locais a alcançar clientes internacionais, enquanto se criam empregos e prosperidade. É também uma forma de a Walmart levar mais produtos de alta qualidade, feitos na Índia, a milhões de clientes em todo o mundo”.

A empresa adquire produtos da Índia há mais de 20 anos, apoiando fornecedores locais para ajudar a elevar a suas operações e a corresponder aos padrões internacionais, desenvolver novas linhas de produtos e construir novos recursos em embalagem, marketing, gestão da cadeia de abastecimento, entre outros.

O programa de desenvolvimento de fornecedores do Walmart, Vriddhi, lançado há um ano, está a trazer habilidades de exportação e conhecimento para as micro, pequenas e médias empresas, bem como a prepará-las para ter sucesso como fornecedores do Walmart, Flipkart e outras empresas na Índia e ao redor do mundo. O objectivo é capacitar 50.000 MPME’s para as cadeias de abastecimento nacionais e globais do Make in Índia, ao longo de cinco anos.

A Índia já é um dos principais mercados fornecedores do Walmart, com exportações anuais de cerca de 3 mil milhões de dólares. Roupas, artigos para a casa, joias, e outros produtos feitos na Índia alcançam clientes em 14 mercados, incluindo EUA, Canadá, México, América Central e Reino Unido.