Assumindo as funções de senior consultant, Ricardo Baião transita para equipa do departamento de Industrial & Logistics da JLL, com o objetivo de fazer crescer a nova área de negócio liderada por Mariana Rosa.

O departamento de Industrial & Logistics é uma aposta recente da JLL Portugal, que rapidamente se revelou uma área de negócio em crescimento, acompanhando a evolução de um dos mercados ocupacionais que parecem estar a beneficiar com a pandemia, essencialmente devido ao “boom” repentino do e-commerce no nosso país.

Mariana Rosa explica que “tradicionalmente, o industrial e logístico tem sido um dos segmentos menos dinâmicos entre os
mercados ocupacionais em Portugal, com níveis de actividade relativamente baixos e que se mantiveram estabilizados ao longo de mais de uma década. No entanto, a pandemia parece ter trazido um novo impulso a este sector e, muito por força de um crescimento exponencial do e-commerce no nosso país, é evidente um aumento repentino da procura por espaços de armazenamento e distribuição, num movimento que a oferta está a ter dificuldades em acompanhar”. E acrescenta: “ainda que este sector nunca tenha sido intensamente explorado pela JLL no mercado português, é uma área onde a nossa empresa tem um longo track-record a nível global, o qual queremos capitalizar e colocar ao serviço dos nossos clientes, ajudando os operadores e players deste mercado a encontrar as soluções mais adequadas”.

Na JLL desde 2015, Ricardo Baião abraça este novo desafio com optimismo, confiante no potencial de crescimento do mercado industrial e logístico português. “Esta nova conjuntura veio mudar o cenário deste mercado e é evidente que se abrem hoje novas oportunidades neste sector em Portugal. Na JLL queremos estar na linha da frente deste movimento para ajudar os nossos clientes, sejam ocupantes ou promotores e proprietários, a realizar os melhores negócios”.

Ricardo Baião iniciou o seu percurso profissional em 2000, passando por empresas como a PT Comunicações, a Média Capital e a Vodafone, sempre ligado à área comercial. Começou a trabalhar no setor imobiliário em 2007, integrando desde empresas de mediação, a hotelaria e promoção imobiliária, incluindo uma passagem por Angola. Ingressa na JLL em 2015, com a função de Sales Manager na área Residencial.