A Logista é o distribuidor líder de produtos e serviços relacionados com tabaco e de conveniência para retalhistas em toda a Europa do Sul. Distribuem para aproximadamente 300.000 pontos de entrega nas redes de retalho espalhadas por Espanha, França, Itália, Portugal e Polónia e para garantir a conformidade com a Directiva sobre os produtos de tabaco (TPD), e melhorar os processos de logística e entrega, a Logista implementou a solução TPD da Zetes.

Para a execução de processos no armazém, a solução ZetesMedea foi integrada no sistema de rastreabilidade de terceiros existente da Logista, como uma ferramenta de apoio e também para facilitar armazéns não automatizados e mais pequenos, cujos processos de logística e de transporte foram impactados pela rastreabilidade da TPD. Cada evento no armazém é capturado em tempo real pela ZetesMedea e incorporado no sistema de rastreabilidade da Logista. Estes incluem:

  • A chegada de um produto do fabricante;
  • Agregação, consolidação e separação de encomendas;
  • Expedição e entrega do produto;
  • Quaisquer recolhas ou modificações.

Adicionalmente, para as operações de entrega no terreno, a solução ZetesChronos foi implementada juntamente com ZetesMedea. A ZetesChronos foi selecionada pelo operador como a solução preferida para apoiar a entrega na última milha e os processos de verificação no POS (Ponto de venda).

 

“Compreendemos totalmente os desafios e alterações na indústria que as empresas enfrentam actualmente. A conformidade legislativa, tal como a Directiva sobre os produtos de tabaco, é uma oportunidade para os retalhistas, distribuidores e fabricantes melhorarem a visibilidade em toda a cadeia de abastecimento e optimizarem os processos para desbloquear eficiências adicionais e poupanças de custos. Confiamos que a nossa experiência na implementação de projectos semelhantes noutras empresas vão continuar a proporcionar vantagens significativas para a Logista e um rápido retorno do investimento.”

Simón Ben Hamú, country manager | Zetes Spain

 

Os números de série ao nível do item são associados às unidades de logística e kits promocionais preparados pela Logista, que são mais tarde atribuídos às lojas ou pontos de destino. A solução também incorpora realidade aumentada nas câmaras dos dispositivos portáteis para ajudar os condutores a digitalizar eficientemente os códigos de barras dos produtos e embalagens para garantir que as encomendas são atribuídas à entrega correcta, correspondida através do número de série.

Isto vai garantir precisão nas entregas, removendo o risco de erro humano e poupando tempo durante o processo de entrega.

A ZetesChronos vai fornecer visibilidade e rastreabilidade em tempo real de todas as entregas, estabelecendo ligações entre os condutores e partilhando actualizações instantâneas sobre a localização e estado dos artigos e veículos, ajudando a garantir a entrega certa, à hora certa, sempre. Os processos do fluxo de trabalho que permite serão ainda mais normalizados em todas as operações de distribuição da Logista.

As novas soluções integram-se perfeitamente com a arquitectura existente dos sistemas T&T e ajudam a melhorar a eficiência operacional nos processos, como a entrega na última milha, que exigem um sistema ágil, expansível e flexível que pode ser rapidamente implementado.

Share This

Partilhar este artigo