A Parfois investiu num novo sistema de separação com o objectivo de reforçar a sua rede de distribuição e abastecimento de produtos. O novo sistema de triagem foi desenvolvido para fazer face às necessidades e rapidez exigidas pela estratégia comercial da empresa.

Localizado no centro de distribuição de 45.000 m2 do Porto, foi instalado numa área de 4.000 m2. A infra-estrutura é um dos centros logísticos da marca e é responsável pelo fornecimento de produtos a mais de 1000 lojas Parfois, localizadas em 72 países em todo o mundo.

Os principais objectivos do projecto visaram melhorar a ergonomia e a qualidade do trabalho dos colaboradores; aumentar a execução e a capacidade de expedição a partir do principal centro de distribuição da retalhista, para permitir o crescimento da empresa e a estratégia de expansão do negócio para os próximos anos; e criar uma solução que complemente e equilibre a tecnologia actual.

Assim, a nova tecnologia disponibiliza um sistema de separação altamente eficaz para o abastecimento de produtos, centrado na eficiência de alto nível que as operações requerem, com uma capacidade de triagem de até 7.200 unidades/hora, sendo que através da combinação de sistemas, a retalhista pode alcançar uma capacidade máxima de separação de 21.600 unidades/hora.

Destacam-se como principais melhorias:

  • +25% de aumento de produtividade face ao sistema actual;

  • Optimização da área ocupada tendo em conta o espaço actualmente disponível no centro de distribuição;

  • Consumo eco eficiente em termos de energia e iluminação;

  • Capacidade de separação de artigos devolvidos (logística inversa) de lojas e clientes.