A Air Liquide está a implementar à escala global o seu programa de digitalização da cadeia de abastecimento de gases líquidos, designada Integrated Bulk Operations (IBO).

A tecnologia digital e a recolha massiva de dados associados às instalações dos clientes, permitem a melhoria do desempenho operacional e, em particular, uma redução da pegada de carbono, em conformidade com os Objectivos Climáticos do Grupo. A implantação do IBO na sua linha de negócios Industrial Merchant, irá acelerar ainda mais a transformação digital da Air Liquide para uma experiência sempre melhor para o cliente, revela um comunicado de imprensa da companhia.

 A entrega de gases em forma líquida por camião está no centro do modelo integrado da Air Liquide. O programa IBO foi criado em 2017 com o objectivo de optimizar a cadeia de abastecimento de gás a granel de ponta a ponta. Foram lançados cinco projectos-piloto em várias geografias: Canadá, E.U.A., França, Alemanha e China. Foram apoiados por equipas de I&D, Digital e IT da Air Liquide, que trabalharam em colaboração para desenvolver e industrializar soluções digitais feitas à medida.

Ao ligar digitalmente os activos ao longo da cadeia de fornecimento, desde as fábricas de produção, os camiões e os tanques nas instalações do cliente, a Air Liquide recolhe e analisa dados para proporcionar sempre uma melhor experiência ao cliente, um maior desempenho operacional e uma menor pegada de carbono:

  • Análise preditiva da procura do cliente, com base no seu perfil de consumo e inventário de produtos;
  • Optimização de abastecimento de produto com base nos custos de produção e localização da fábrica;
  • Optimização da logística em camião para minimizar os custos de transporte e a pegada de carbono;
  • Informação para o cliente em tempo real da entrega.

A actividade a granel da Air Liquide representa 27% das receitas do Industrial Merchant (IM)[1]. Serve clientes, por exemplo, nos mercados de Alimentos & Bebidas, Electrónica ou Vidro & Metais, com gases líquidos provenientes das fábricas de produção do Grupo. Também abastece internamente os centros de enchimento que servem clientes com gases em cilindros.

Matthieu Giard, vice-presidente da linha de negócios da Industrial Merchant e membro do Comité Executivo do Grupo Air Liquide, afirmou: “o core business histórico da Air Liquide, Industrial Merchant, é um negócio que muda rapidamente graças ao processamento de dados e ao digital. A implementação do nosso programa de digitalização da cadeia de abastecimento de gases a granel IBO, a uma escala global, é um novo e significativo passo na transformação centrada no cliente da Air Liquide. Os clientes irão agora beneficiar de um serviço que garante maior segurança e fiabilidade, num contexto que também ajuda a reduzir a pegada global de carbono”.

[1] Como percentagem das vendas da Industrial Merchant em 2019