Enquanto distribuidor exclusivo, a CLS iMation introduz nos seus mercados europeus de referência o novo AGILOX OCF, um empilhador autónomo, contrabalançado com swarm intelligence.

A CLS iMation, unidade de negócios da CLS dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation, continua a inovar oferecendo soluções de vanguarda para a automação e digitalização de processos de manutenção, disponibilizando agora o novo e inovador empilhador Agilox OCF em Itália, Bélgica, França, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha.

Depois do “ONE”, surge o novo Agilox “OCF” (acrónimo em inglês de Omnidirectional Counterbalanced Forklift), sendo que com o lançamento deste novo empilhador contrabalançado omnidirecional autónomo, a Agilox amplia a sua linha de veículos guiados inteligentes (IGV) que operam utilizando técnicas de swarm intelligence. Ao fazê-lo, a Agilox conseguiu aceder a um novo campo de aplicação, concretamente, a actividade intralogística tradicional de entradas/saídas nos armazéns.

Extremamente compactos, os IGV da AGILOX organizam as suas trajectórias segundo os princípios descentralizados da inteligência colectiva de enxame, o que os torna muito mais flexíveis do que os veículos guiados automaticamente (AGV) tradicionais. Além disso, com este sistema, os procedimentos dos veículos tornam-se ainda mais fáceis de programar. Uma inovação que torna obsoletos todos os programas de software centralizados, incluindo as actualizações de manutenção, garantindo em simultâneo custos de operação mais baixos.

“Desde a inauguração da nossa unidade de negócios dedicada a Intelligent Solutions for Logistics Automation, na CLS temos apreciado o potencial do Agilox ONE, a linha de empilhadores ultraleves, de alta eficiência que redesenhou o conceito de AGV. As frotas operam sem um sistema de controlo centralizado, o que significa que os veículos circulam dentro da fábrica ou armazém de uma forma verdadeiramente autónoma”, comenta Michele Calabrese, que dirige a unidade de negócios CLS iMation.

Enquanto o ONE está equipado com uma plataforma elevatória tipo tesoura e funciona como um dispositivo de manuseamento de carga (desloca a carga dentro do perímetro do veículo), o Agilox OCF foi projectado de acordo com os princípios do empilhador contrabalançado. Mais especificamente, pode carregar paletes, caixotes e outros suportes de carga com peso máximo de 1.500 kg, transportá-los até ao seu destino e colocá-los a alturas até 1.600 mm.

Tal como o ONE, o novo OCF Agilox adopta o conceito de deslocação omnidirecional. Pode portanto mover-se lateralmente em corredores estreitos, girar no local e manobrar em espaços reduzidos. A sua bateria de iões de lítio (LiFePO4) assegura um carregamento rápido e um funcionamento de longa duração: três minutos de carga permitem até uma hora de operação.
“O conceito IGV inteligente e económico da Agilox dá acesso a novas áreas de aplicação. Enquanto os veículos ONE são utilizados sobretudo para carregar materiais de produção, o OCF permite actividades intralogísticas de entrada e saída de mercadorias, recolha e armazenamento de peças e materiais de produção, desde que as mercadorias estejam ancoradas à palete” acrescenta Calabrese. “Neste contexto particular e com vista a continuar a ampliar a pegada inovadora que caracteriza a CLS iMation, orgulhamo-nos de introduzir uma solução de vanguarda como o Agilox OCF em projectos de automação dos nossos clientes, ampliando assim a nossa carteira de soluções inovadoras para a Indústria 4.0, a todas as áreas de aplicação.”