A SAP anunciou o lançamento do ‘5&5 by’25’, uma iniciativa que pretende alocar 5% das suas despesas elegíveis a empresas sociais e negócios sustentáveis até 2025. Desta forma, a tecnológica visa inspirar organizações a nível global, a adquirir mais bens e serviços de empresas com o foco no propósito social e de sustentabilidade.

A empresa afirma que “segundo o Banco Mundial, no último ano, o gasto mundial em compras foi de, pelo menos, 14 biliões (europeus) de dólares. Ao direccionar uma pequena fracção desse gasto para empresas sociais certificadas e fornecedores locais e sustentáveis, espera-se uma maior capacidade na mitigação e resolução de alguns dos problemas sociais e ambientais mais prementes em todo o planeta”.

Com base em projectos-piloto realizados em mercados seleccionados, a SAP estima que poderá encaminhar até 60 milhões de dólares dos seus gastos elegíveis por ano, para empresas sociais e negócios sustentáveis, até 2025.

“Se as empresas que se encontram cotadas no DAX, principal índice do mercado de acções alemão, se associarem a esta iniciativa, estima-se que este valor possa chegar aos 2,5 mil milhões de euros. E caso as empresas que fazem parte do Fortune 500 sejam sensibilizadas para a importância deste apoio, há um potencial de negócio a rondar os 25 mil milhões de dólares”, acrescenta a empresa.

Esta iniciativa foi anunciada no evento Procurement Reimagined, que ocorreu em Singapura, em que Adaire Fox-Martin, membro do Conselho de Administração da SAP, referiu que “todas as empresas em todos os sectores necessitam de efectuar as mais variadas compras. Todos necessitamos de jardineiros nos nossos escritórios, comidas e bebidas nas nossas cafetarias e artigos de escritório. Estes e muitos outros são produtos e serviços que podem ser fornecidos por empresas sociais e negócios sustentáveis. Assim, e já que estamos a gastar dinheiro, por que não despendê-lo com fornecedores que também geram um impacto social?”.