Decorreu esta manhã, promovido pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM), o webinar ‘Compras Públicas como Instrumento para a Sustentabilidade na Administração Pública’.

O webinar teve por objectivo desenvolver conhecimentos práticos na área das compras públicas sustentáveis, entre elas as compras públicas ecológicas, de modo a promover uma maior consciencialização das Entidades Públicas sobre esta matéria e a dinamizar o desenvolvimento sustentável na Administração Pública.

De entre outros, saliente-se a participação da eSPap que partilhou a sua experiência em relação ao desenvolvimento e aplicação da Estratégia Nacional de Compras Públicas Ecológicas 2020 (ENCPE202) no contexto do Sistema Nacional de Compras Públicas.

Mediante a celebração de acordos quadro nas categorias transversais mais relevantes da Administração Pública, a eSPap tem promovido a sua estratégia de atingir objectivos económicos, mas também tem demonstrado uma grande preocupação em atingir importantes objectivos ambientais e sustentáveis. Para além do estímulo em aumentar as poupanças e os ganhos nas compras públicas, a eSPap está directamente envolvida na incorporação gradual de critérios ambientais, quer na qualificação de operadores económicos, na definição de especificações ou na definição de critérios sustentáveis de adjudicação.