A Sociedade Central de Cervejas em conjunto com a start-up portuguesa dedicada à digitalização do mercado de compra e venda de produtos agrícolas, Agri Marketplace, criaram uma nova fileira de produção de cevada dística em Alcácer do Sal. O projecto teve início em 2019 e pretende potenciar a inovação na cadeia de valor e promover a agricultura nacional.

A iniciativa passa pelo cultivo de cevada dística pelos produtores de arroz da região do Vale do Sado, com a garantia de aquisição dessa produção pela Central de Cervejas. O projecto nasce como resposta à escassez de água na zona do Vale do Sado, consequência das obras a decorrer nos canais da rega, que tiveram um forte impacto negativo na produção do arroz.
Com esta iniciativa a Central de Cervejas procura inovar, inovar-se e incentivar a produção e aquisição nacional e, consequentemente, diminuir a importação, contribuindo activamente para o desenvolvimento económico e social das respectivas comunidades.

Esta iniciativa representa uma verdadeira inovação agrícola, com a execução de um processo de procurement altamente personalizado efectuado pela Agri Marketplace na região do Vale do Sado e que resultou numa área total de 100 hectares de produção de Cevada em Alcácer do Sal, distribuídos por três produtores agrícolas e com uma estimativa de produção anual total de 300 toneladas de cevada dística.

Para a Central de Cervejas este é mais um exemplo da abordagem do seu programa de sustentabilidade que define compromissos ao longo de toda a cadeia de valor – “da cevada até ao bar”-, privilegiando a aquisição de matérias-primas de fornecedores nacionais, reduzindo assim o volume da quota de cevada importada (importação que resulta da indisponibilidade no mercado nacional de todas as necessidades do sector para a produção das suas cervejas).

A expectativa é que a iniciativa possa repetir-se no próximo ano e expandir-se geograficamente, para que mais produtores tenham acesso a esta oportunidade de rendimento e de exploração de uma nova cultura agrícola.