A Montepino Logística, um dos principais promotores e gestores de ativos especializado em logística em Espanha, fez a entrega final da obra do novo hub logístico da empresa Luís Simões no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte, em Guadalajara.

Trata-se de um projecto de última geração, composto por três edifícios, resultado de mais uma parceria entre estas duas empresas que, em conjunto, já desenvolveram 200.000 m2 de armazéns logísticos.

O complexo ocupa uma superfície total de 91.575 m2 numa localização chave e estratégica para o sector, uma vez que está localizado num dos principais centros logísticos da Península. É composto por dois edifícios de utilização logística tradicional que foram entregues em Abril de 2019 e um terceiro edifício totalmente preparado para ser automatizado, entregue em Julho de 2020. Ali será feito o armazenamento e a gestão de mercadorias de empresas multinacionais de renome.

O projecto consiste em três edifícios em que a automatização de processos assume especial importância e envolve um investimento conjunto de 85 milhões de euros

 

O edifício recentemente entregue é um espaço único, pioneiro a nível tecnológico, construído para ser 100% automatizado e que dispõe de um silo de armazenamento autoportante. Os parâmetros de qualidade da construção estão adaptados às necessidades do sector, permitindo o carregamento de gigaliners e incluem, por exemplo, um sistema de combate a incêndios de última geração para garantir a segurança da empresa e dos seus colaboradores.

Este é, definitivamente, um centro de operações especialmente adaptado às exigências do segmento de produtos de grande consumo, contando ainda com áreas pensadas e concebidas para que cumpram os requisitos da logística do e-Commerce, bem como para operações de Reworking e Copacking. Os edifícios construídos pelo maior promotor logístico “chave-na-mão” em Espanha contam com o melhor desempenho no setor logístico: ganham em altura para aumentar a sua capacidade de armazenamento, assegurando ao mesmo tempo a sua sustentabilidade. Desta forma, a Montepino reforça a ligação com os seus clientes e o seu compromisso para com o ambiente.

O complexo, situado no polígono industrial Puerta Centro – Ciudad del Transporte, é uma solução especialmente adaptada às exigências da logística do comércio electrónico

 

De facto, o novo centro logístico da Luís Simões em Guadalajara recebeu a certificação LEED Silver do US Green BuildingCouncil, que avalia as construções com um consumo de energia sustentável e altos níveis de eficiência e conforto.

Tudo isto faz com que aquela seja uma plataforma que permite aos utilizadores fornecerem um serviço mais eficiente e com menor impacto ambiental, na vanguarda da inovação, segurança e sustentabilidade do sector.