De acordo com o estudo semestral “Marketbeat Portugal”, referente ao Outono de 2020, da Cushman & Wakefield, na primeira metade do ano a procura por espaços logísticos aumentou em 33% face ao ano anterior, com mais 94.800 metros quadrados transaccionados. Com este aumento, também cresceu a área média por operação, atingindo os 5.600 metros quadrados, tendo para isso contribuído algumas grandes operações, destacando desde logo os 22.000 metros quadrados da fábrica de fiação e tecidos do Rio Vizela em Santo Tirso, recentemente adquirida pela Hotelar, e o novo edifício da Hovione em Loures, com 11.400 metros quadrados.

“Com o aumento do comércio online, a procura de espaços adaptados a este modelo de negócio tem vindo a aumentar, particularmente para ocupação de espaços logísticos nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e de plataformas de distribuição de last mile nos centros urbanos destas cidade”, pode-se ler no estudo, que também realça o crescimento das unidades de self storage, uma tendência que explica também se verificar noutros países.

O estudo destaca ainda alguns projectos futuros de grande dimensão que se encontram a decorrer, como são casos o novo entreposto do Lidl no Parque Industrial de Santo Tirso, com 48.000 metros quadrados, e a conclusão da construção da plataforma logística do ALDI em Alhos Vedros, na Moita, num espaço de 80.000 metros quadrados.

Relativamente à “promoção especulativa”, comenta que a falta de oferta do mercado irá ser compensada pela entrada de novos projectos no mercado, nomeadamente a Plataforma Logística Lisboa Norte, da Merlin Properties, em Castanheira do Ribatejo, com uma área total de 225.000 metros quadrados, onde o primeiro armazém, com 45.000 metros quadrados, se encontra em construção, e ainda o projecto logístico da Aquila Capital, na Azambuja, com 115.000 metros quadrados.

“Dadas as boas ligações rodoviárias a Espanha, zonas como Benavente e Montijo começam a ser consideradas pelos grandes ocupantes”, revela ainda o estudo.

Ao nível da indústria, o Marketbeat Portugal realça a compra de um terreno de 40 hectares no Seixal por parte da Hovione, para a expansão da sua actividade, a unidade de embalamento de medicamentos da Generis Farmacêutica em Rio Maior, num espaço de 8,8 hectares, e a Stelia Aerospace, do Grupo Airbus, em Santo Tirso, num espaço de 72.000 metros quadrados.

A VGP, que também chegou recentemente ao mercado português, vai avançar com o seu primeiro parque industrial e logístico em Portugal, o VGP Park Santa Maria da Feira, com 30.500 metros quadrados inseridos num terreno com uma área superior a 73.000 metros quadrados.